Segunda sem carne: Receitas veganas saborosas e fáceis de preparar

Segunda sem carne é um movimento que começou nos EUA em 2003. Aqui no Brasil, chegou em 2009 e, desde então, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) trabalha pesado em sua divulgação. A ideia é mobilizar cada vez mais pessoas para que, ao menos uma vez por semana, substituam os alimentos de origem animal por produtos de origem vegetal.

O objetivo não é impor que parem de comer carne, mas sim conscientizar sobre hábitos e propagar o respeito a todos os seres vivos do planeta. A causa também estimula as pessoas a conhecerem novos sabores, inovarem as receitas, saírem da mesmice e deixar com que o paladar se abra ao novo.

A partir de hoje, todas as segundas-feiras, o blog do Chama vai trazer receitas que não levam carne nos ingredientes para que você possa viver novas experiências gastronômicas na sua cozinha. E caso você queira fazer algo mais elaborado para uma data especial temos receitas de feijoada vegana que vão te surpreender pela textura e sabor.

Espaguete de Abobrinha 

Ingredientes:

1 Abobrinha grande

1 colher de azeite

Molho de tomate (se possível caseiro ou 100% natural)

Sal, pimenta do reino, cebola e alho a gosto.

Modo de Preparo

Modo de preparo:

Corte a abobrinha em fatias finas, como espaguetes, e cozinhe em água fervente por 3 minutos, escorra e reserve.

Em uma panela refogue o azeite, alho, cebola, sal, pimenta do reino, em seguida o molho de tomate, aguarde a fervura e desligue. Na montagem coloque os espaguetes de abobrinha e o molho, está pronto!

(Fonte: https://mrveggy.com/)

Bolinho de arroz integral com vegetais e banana

Ingredientes:

2 xícaras de chá de arroz integral cozido

2 ovos

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

Meio maço pequeno de brócolis

3 arvorezinhas de uma couve-flor

Meio maço de cheiro-verde

Meia cebola picada

2 dentes de alho picados

4 bananas d’água picadas

Manteiga para untar

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 200º. Pique com talos e flores a couve-flor, o brócolis e o cheiro-verde. Refogue a cebola e o alho em uma frigideira com óleo e junte os vegetais picados, refogando tudo até ficar um pouco macio. Tampe a frigideira e deixe cozinhar por, aproximadamente, três minutos, até ficar al dente.

Espere esfriar e depois acrescente o arroz, as bananas e os ovos e misture tudo. 

Unte uma assadeira com manteiga e faça pequenos bolinhos com a ajuda de duas colheres de sopa e coloque-os na assadeira. Asse em forno médio por 20 minutos.

(Fonte: https://receitas.globo.com/)

Falando em novas experiências, você já usa o Chama para pedir gás de cozinha com praticidade e economia? Ainda não? 

Então... que tal, além de incorporar a Segunda sem carne na sua rotina, experimentar. Com o Chama, em poucos cliques, você escolhe as melhores marcas, ofertas e tempo de entrega e ainda escolhe como quer pagar. Você pode baixar o app no seu celular ou pedir por aqui

Lembre-se: Se o gás acabou, me chama que eu vou!