Segunda sem carne: Abobrinha ou Abóbora? Duas receitas incríveis para começar a semana leve

Segunda-feira é o dia oficial da dieta. Dia de comidas leves para compensar os excessos do fim de semana. E que tal somar à dieta ao movimento Segunda sem carne? 

O blog do Chama traz receitas que não levam carne nos ingredientes para que você possa incluir novos hábitos na sua rotina de alimentação e viver novas experiências gastronômicas na sua cozinha. 

Falando em novas experiências, já experimentou pedir gás de cozinha pelo Chama? É muito simples! Em poucos cliques, pelo app ou pelo site, você escolhe as melhores marcas, ofertas, tempo de entrega e ainda escolhe como quer pagar. Tá esperando o que?

Se você mudou o jeito de escolher filmes, pedir um táxi ou pagar uma conta, está na hora de mudar o jeito de pedir gás!

Agora, vamos às receitas! São de dar água na boca!

Lasanha de Abobrinha com Ricota

Ingredientes:

2 dentes de alho 2 dentes

5 colheres (sopa) de azeite

1 maço de cheiro-verde

 2 colheres (sopa) de orégano

10 azeitonas pretas 

500 g de ricota 

1 xícara (chá) de parmesão 

1 caixinha de creme de leite 

Sal a gosto

Noz-moscada a gosto

Pimenta vermelha a gosto

1 lata de molho de tomate 

3 abobrinhas 

Modo de preparo:

Misture o alho, azeite, metade do cheiro verde, orégano e as azeitonas e reserve. Misture a ricota, a metade do queijo parmesão, o creme de leite, o restante do cheiro verde e tempere com sal, pimenta, noz-moscada e reserve.

Espalhe 4 colheres (sopa) do molho no fundo do refratário e faça camadas com a metade da abobrinha.Tempere com a mistura de azeite e alho reservado, cubra com metade do recheio de ricota. Repita as camadas terminando com as fatias de abobrinha temperadas com o azeite e alho. Finalize com o restante do molho e polvilhe o resto do parmesão. Cubra com papel alumínio e asse em forno pré aquecido por 30 minutos, retire o papel e deixe mais 15 minutos para dourar.

(Fonte: Cybercook)

Nhoque de Abóbora com molho de manteiga e sálvia

Ingredientes:

Nhoque

3 xícaras de abóbora assada e amassada

3 xícaras de farinha de trigo (e um pouco mais para polvilhar a superfície de trabalho)

1 xícara de queijo parmesão ralado

1 colher de chá de sal

Molho de manteiga e sálvia:

⅓ de xícara de manteiga

2 colheres de sopa de sálvia picada

Sal e óleo para assar a abóbora e cozinhar os nhoques

Queijo parmesão ralado (para servir)

Modo de preparo:

Corte a abóbora em pedaços, coloque-a em uma forma e regue com óleo e um pouco de sal. Leve ao forno (200º) por cerca de 30 minutos. Quando estiver macia, retire do forno, deixe esfriar e retire a polpa com um garfo. Reserve.

Em uma tigela grande coloque a abóbora, a farinha, o queijo parmesão e o sal. Misture bem até que todos os ingredientes estejam bem incorporados. Despeje esta mistura em uma superfície enfarinhada e misture mais um pouco. Para modelar os nhoques, pegue um pouco da massa e faça uma "cobrinha" enrolando-a com a palma das mãos até que fique com 1 cm de diâmetro e corte em pedaços de 1 cm. Coloque em uma forma.

Encha ⅔ de uma panela grande com água e leve ao fogo para ferver. Quando levantar fervura, adicione 1 colher de sopa de sal e 2 colheres de óleo à água. Coloque metade dos nhoques na água e mexa com cuidado para soltar os que eventualmente tenham grudado no fundo da panela. Assim que começarem a flutuar, conte 3 minutos e tire-os da água com uma escumadeira.

Molho de manteiga e sálvia:

Em uma panela pequena, com fogo médio, derreta a manteiga. Quando a manteiga derreter, acrescente a sálvia e deixe fritar por 30 segundos. Retire do fogo e reserve.

Para servir, coloque os nhoques em uma travessa e regue-os com o molho. Finalize cobrindo com o queijo parmesão ralado.

Dica: O molho pode ser preparado antes de se começar a cozinhar os nhoques.

Para que os nhoques não esfriem enquanto metade cozinha, pode-se deixar no forno, ou retornar à panela (sem água) onde se mistura o molho de manteiga.

(Fonte: Malas e Panelas)

Quer conhecer mais receitas sem carne? Aqui no blog temos outros pratos para te inspirar, como o Espaguete de Abobrinha, Bolinho de arroz com banana e a Feijoada vegana.

E não esquece, se o gás acabou, me chama que eu vou!