Receita campeã de Natal: Tender com abacaxi e melado com farofa

O tender é aquele clássico que nunca pode faltar na ceia de Natal. Mas, você já se perguntou de onde vem a tradição do tender de Natal? 
 

Antes da receita prática e muito gostosa que trazemos neste post, vamos contar um pouquinho sobre a origem do tender. Ele começou a ser vendido durante o Natal no Brasil na década de 1960 e, desde então, tornou-se tradição no país, até por ser uma alternativa ao peru. Diferente do peru e do chester, o tender não é uma ave, é o pernil do porco defumado e processado, um tipo de presunto.
 

A tradição do tender vem dos Estados Unidos. Quando começaram a ser importados para o Brasil, vinham com a expressão, em inglês, “tender made”, que significa feito com carinho. Os brasileiros logo rebatizaram a novidade e o nome pegou. 
 

Tradicionalmente, o tender é preparado com frutas ou marinado em outros ingredientes doces, o que cria um contraste agradável com a carne salgada do porco. Para arrematar, o tender, comparado a outros pratos típicos do Natal, é pouco calórico. Uma porção de 40g (com duas fatias) tem o valor energético de 41Kcal.
 

Para a receita de tender com abacaxi e melado com farofa do Home Chefs, você vai precisar de: tender, melado, cebola, abacaxi, óleo, linguiça, alho, farinha de mandioca torrada e sal. Agora é só conferir o passo a passo neste link.
 

Uma coisa é importante, você só vai conseguir preparar esse tender de Natal e todas as outras delícias da ceia, se tiver gás de cozinha! Por isso, cheque se o botijão que você tem em casa será suficiente. Aqui damos dicas para você economizar gás de cozinha.
 

Se o gás de cozinha não for suficiente para os preparos natalinos, a nossa dica é comprar pelo aplicativo Chama gás, que te mostra somente as melhores ofertas e o gás mais próximo da sua casa. E tudo isso em poucos cliques, pelo app ou site. Viu como é simples hoje em dia comprar gás online.
 

Ainda não conhece o Chama? Baixe no celular e acesse o site.
 

Se o gás acabou, me chama que eu vou.