Tire todas as suas dúvidas sobre como instalar corretamente o botijão de gás de cozinha

O Chama já te explicou e trouxe dicas sobre qual o melhor local para posicionar o botijão de gás de cozinha. O ideal é que ele fique sempre fora de casa!

 

Agora, na hora de instalar o botijão de gás de cozinha, é preciso estar atento às medidas de segurança para que o processo ocorra da maneira correta para o uso adequado no dia a dia. Se você tem dúvidas ou quer aprender como instalar o botijão de gás de cozinha, se liga nas nossas dicas:

 

  • Escolha do local: como já dito deve ser preferencialmente na área externa da residência e protegido do sol e da chuva;
     
  • Local fixo: é fundamental que se escolha um local fixo para o botijão de gás de cozinha. Recomenda-se o uso de bases com rodinhas para facilitar a limpeza do local;
     
  • Posição do vasilhame: O botijão deve ficar sempre na vertical distante de - no mínimo - 1,50m de instalações elétricas;
     
  • Acessórios: Sempre verifique o prazo de validade da mangueira e da válvula e o selo de identificação do Inmetro;
     
  • Botões desligados: Antes de retirar o lacre e dar início à instalação do botijão, confira se nenhum dos queimadores do fogão está ligado.
     
  • Retirar o lacre: Antes de colocar o seu botijão em posição vertical, retire o lacre para começar a instalação;
     
  • Regulador: Em seguida, segure o bico do regulador para encaixá-lo na válvula do seu botijão de gás. Para estabilizar a peça, gire a borboleta para a direita, até sentir firmeza. Você vai reconhecer a borboleta como duas pequenas alças que facilitam o rosqueamento.
     
  • Nada de ferramentas: Nunca utilize ferramentas para rosquear a válvula, pois pode danificá-la. O rosqueamento é feito para ser manual. Além disso, o indicado é manter o regulador na posição vertical.
     
  • Faça o teste de vazamento: Botijão de gás de cozinha instalado, agora é a hora de fazer o teste do vazamento para certificar-se de que tudo deu certo. Passe uma espuma de detergente na ligação da válvula com o registro e observe se formam bolhas. Se sim, provavelmente há um vazamento de gás e daí é necessário refazer a instalação.
     

Seguindo essas dicas, instalar o botijão de gás fica bem simples. Mas, caso você queira aprender mais sobre o gás de cozinha que você usa em casa, é só clicar nesta matéria especial feita pelo Chama com tudo que você precisa saber.
 

Mais simples que instalar o botijão em casa, é pedir gás online pelo Chama! O primeiro passo é instalar o App do Chama no celular ou acessar pelo site. Depois, em poucos cliques, o aplicativo Chama gás te mostra somente as opções com o melhor preço do gás de cozinha e de entrega de gás mais próximo da sua casa. Daí, basta escolher o melhor custo-benefício para você e optar pela forma de pagamento da sua preferência.
 

Viu como é fácil comprar gás online pelo app do Chama? Se o gás acabou, me chama que eu vou.