Dicas para o seu botijão de gás de cozinha durar mais tempo

Um botijão de gás de cozinha de 13kg dura em média 220 horas, considerando um fogão comum de 4 bocas e sua utilização por cerca de uma hora por dia. Se este é o seu caso, na sua residência, o botijão vai durar cerca de 2 meses. Confere?

 

Mas, se você colocar em prática as dicas que vamos te dar, pode fazer com que o botijão de gás de cozinha dure mais tempo. E esquece aquela lenda de que colocar o botijão deitado vai fazer ele render mais. Isso é mito e pode até ser perigoso. Neste post explicamos sobre esse assunto.

 

Agora, vamos as dicas que vão te ajudar a economizar gás de cozinha

Chama azul

As chamas da boca do fogão devem ter uma cor azulada. Se estiverem amareladas ou alaranjadas, significa que há sujeira ou não estão funcionando corretamente e isso desperdiça gás de cozinha. Mantenha os queimadores sempre limpos, lavando-os com água e detergente. Coloque-os no lugar somente quando estiverem completamente secos e verifique se estão instalados corretamente.

 

Refeição na mesma hora 

Para reduzir a necessidade de reaquecer os alimentos, programe o horário das refeições da sua família para que todos possam fazê-las juntos. Além de diminuir o consumo, será um momento muito prazeroso.

 

Feijão de molho para cozinhar mais rápido

Deixe o feijão, e também outros grãos, como lentilha, grão de bico, de molho em um recipiente com água de um dia para o outro, e quando for cozinhar na panela de pressão, cozinhe por 10 minutos com o fogo ligado e mais 10 desligado.

 

Macarrão sem gastar gás

Quando for fazer um macarrão, adicione a água e deixe ferver, depois adicione o sal e a massa. Desligue o fogo e tampe a panela pelo tempo indicado na embalagem.

 

Cozinhe no vapor 

Use uma escorredeira metálica em cima das panelas (como a de arroz, por exemplo) e aproveite o vapor do cozimento para cozinhar legumes. Além de saudável, é econômico!

 

Corte os alimentos em cubinhos

Quanto menor o tamanho do alimento que você vai cozinhar, mais rápido isso acontece. E quanto mais rápido, menos tempo a chama fica acesa gastando gás. Assim, sempre que a receita permitir, corte os alimentos em cubinhos.

 

Preaquecer só o necessário

10 minutos a 200º de pré aquecimento do forno são suficientes!

 

Não abra o forno

Ficar abrindo e fechando a porta do forno enquanto assa um bolo, uma carne ou uma lasanha só vai fazer aumentar o consumo do gás aumentar. Evite fazer isso e tente colocar mais de um alimento para assar de uma vez e, de preferência, que tenham o mesmo tempo de cozimento.

 

Panela sempre com tampas

Panela tampada ajuda muito na hora de cozinhar mais rápido. E quanto mais rápido o cozimento, menos gás de cozinha é utilizado. E lembre-se: panelas pequenas em bocais grandes (e vice-versa) são desperdício de gás.

 

Panela de pressão

Sempre que a receita permitir, cozinhe na pressão. Além de ser mais econômico, também é muito saboroso! Você pode fazer macarrão, carne, sobremesas e vários pratos. Tem medo de usar a panela de pressão, o Chama te ensina a usar com segurança e economizar gás de cozinha.

 

Coloque essas dicas em prática hoje mesmo e sinta no bolso a mudança. E para garantir a melhor oferta de gás de cozinha, você pode contar com o aplicativo Chama. Em poucos cliques, você escolhe a melhor oferta com a entrega de gás mais rápida, faz o seu pedido de gás online e ainda paga como preferir.  

 

Ainda não tem o aplicativo do Chama instalado no celular? Baixe agora. Mas, lembre-se que também dá para comprar online pelo computador acessando o site: www.chama.com.br.

 

Chama o Chama!