Conheça todas as partes do botijão de gás de cozinha

O botijão de gás de cozinha está presente na nossa vida e temos contato com ele praticamente todos os dias. Afinal, o botijão de gás é a forma mais comum dos brasileiros prepararem a sua comida no dia a dia. Já explicamos aqui o que vai dentro do botijão, o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) e sua história no Brasil.

 

E não paramos por aí, no blog do Chama você também pode contar com informações sobre instalação, local adequado, cuidados com a mangueira, utilização da válvula, como economizar gás de cozinha e muitos outros assuntos.

 

Mas, você já parou para se perguntar quais são os componentes do botijão de gás de cozinha, e como eles são feitos? Hoje vamos explorar este assunto e compartilhar com vocês mais um pouquinho de conhecimento sobre o gás de cozinha, afinal esta é a nossa especialidade! 

 

Antes de seguirmos com o tema deste post, temos mais uma informação importante para vocês: O Chama também é especialista em encontrar o melhor preço e o gás mais próximo da sua casa. Em poucos segundos, com o aplicativo Chama gás, você tem acesso somente às melhores ofertas de gás de cozinha.

 

Bom, agora vamos aprender um pouco mais sobre os componentes do botijão de gás de cozinha que você usa em casa! Antes de mais nada, é importante dizer que todos os botijões de gás de cozinha vendidos no Brasil devem ser fabricados segundo as prescrições da norma ABNT NBR 8640, que trata especificamente de recipientes transportáveis de aço para GLP (Gás Liquefeito de Petróleo). 

 

O botijão que recebemos na nossa casa é composto da seguinte maneira:

GLP

Conhecido também como gás de cozinha, é um dos subprodutos do refino do petróleo. Basicamente é composto de propano e butano. Essa mistura não é tóxica ao ser humano, porém se aspirada em grande quantidade tem efeito anestésico, e pelo GLP ter densidade maior que a do oxigênio, tende a se acumular no nível do chão, expulsando gradualmente o oxigênio do ambiente, causando asfixia.

 

Como os gases componentes são incolores e inodoros, é adicionada a substância Mercaptano para conferir o odor característico como forma de aviso em caso de vazamento. Num botijão cheio, 85% do volume é preenchido por GLP no estado líquido enquanto os 15% restantes estão em estado gasoso. Isso é feito para que o gás tenha espaço para expandir-se em caso de temperaturas ambientes elevadas.

 

Corpo

Responsável por conter o GLP e resistir às intempéries climáticas, é fabricado através de processo de estampagem, que é o processo de fabricação de peças, através do corte ou deformação de chapas em operação de prensagem geralmente a frio, e tem a seguinte estrutura:

 

Dispositivos de segurança

 

Flange

Peça soldada no topo do botijão onde serão montados os dispositivos de segurança. O flange deve ser construído em aço.

 

Válvula de controle 

Dispositivo cuja função é permitir que o gás seja liberado somente quando o registro for montado no botijão, é fabricado em latão e conta com O-Ring (anel) de vedação.

 

Plugue-Fusível

Fabricado em latão, sua função é derreter e permitir que o GLP escape caso a temperatura no botijão se torne muito elevada, de modo a evitar uma explosão pelo aumento de pressão.

Componentes para instalação

Mangueira do gás de cozinha

A mangueira é a peça que leva o gás do botijão até o fogão e é feita de plástico PVC transparente com uma tarja amarela com o código NBR 8613 gravado. Além disso, a mangueira precisa ter, no máximo, 80 cm de comprimento. Tão importante quanto o botijão, a mangueira do gás de cozinha também requer cuidados para garantir a segurança em casa, principalmente no que se refere a vazamentos. Saiba mais sobre os cuidados que você deve ter com a mangueira do gás de cozinha.

 

Válvula do botijão de gás de cozinha

Também chamada de registro ou regulador de pressão, trata-se de um item que faz com que o gás de cozinha, o GLP, seja seguro e econômico para você cozinhar. É um dispositivo que regula automaticamente a passagem de gás pela mangueira e possibilita o abastecimento do fogão. Quando você abre uma das bocas do fogão, o regulador libera o gás com a pressão necessária para que você faça o uso do seu gás de cozinha, na medida certa e em segurança. Saiba mais sobre o funcionamento da válvula do botijão de gás de cozinha.

 

Se você leu todo este post significa que é uma pessoa que se preocupa com o gás de cozinha que usa em casa. O preço do gás de cozinha, certamente, também deve ser uma assunto que te interessa e por isso comprar gás pelo app do Chama é uma boa opção para conseguir o preço do gás mais acessível, já que selecionamos somente as melhores ofertas de gás online. 

 

E não é só isso, além do preço, o app mostra a entrega de gás mais próxima da sua casa. No Chama, pelo site ou pelo celular, você economiza tempo e dinheiro! 

 

Se o gás acabou, me chama que eu vou!