Como saber quando eu devo trocar a mangueira e o regulador do gás de cozinha?

Tão importantes quanto o botijão, a mangueira e o regulador do gás de cozinha também requerem cuidados para garantir a segurança em casa, principalmente para evitar possíveis vazamentos. E assim como a maioria dos produtos que envolvem questões de segurança, ambos têm validade e devem ser trocados periodicamente. É sobre esses dois importantes componentes do botijão de gás de cozinha que vamos explicar hoje.

 

A mangueira é a peça que leva o gás do botijão até o fogão e é feita de plástico PVC transparente. O regulador, também chamado de registro ou válvula, é o dispositivo que regula a passagem de gás pela mangueira e possibilita o abastecimento do fogão. 

 

Mas, como eu sei que está na hora de trocá-los?

Tanto o regulador quanto a mangueira do gás de cozinha são produtos regulamentados pelo INMETRO. Portanto, é imprescindível que possuam o selo de certificação, o que significa que cumprem todos os padrões para garantir a segurança do consumidor.  Para ter certeza de que o regulador possui certificação do INMETRO, você deve procurar pelo código NBR 8473, para saber se está adequado. No caso da mangueira o código é o NBR 8613.

 

O regulador do botijão de gás de cozinha e a mangueira têm validade de 5 anos a partir da data de fabricação.  Para conferir a data basta olhar na própria mangueira e no verso do regulador a validade de cada um. Se o tempo já tiver expirado, significa que é hora de trocar os itens.

 

O que mais eu preciso saber sobre o regulador?

O regulador controla automaticamente a passagem do gás de cozinha à boca do fogão. Ele faz com que seja liberado o gás com a pressão necessária e na medida certa para garantir a segurança. Ele também impede a passagem de gás de cozinha caso o fogo se apague acidentalmente ou quando o mesmo não acende apesar do botão ter sido acionado. Assim, o gás de cozinha não se acumula no ambiente, o que poderia causar acidentes.

 

O regulador do botijão de gás de cozinha vem com um manual de instruções fornecido pelo fabricante e foi projetado para que qualquer pessoa consiga fechar ou abrir, não havendo necessidade de nenhum tipo de ferramenta para apertá-lo. 

 

É bom lembrar que sempre quando houver a troca de um botijão vazio por um cheio, é necessário fazer o teste de vazamento. Aprenda aqui o passo a passo deste teste.

 

O que mais eu preciso saber sobre a mangueira do gás de cozinha ?

A mangueira do gás de cozinha precisa ter, no máximo, 80 cm de comprimento. O prazo de validade de 5 anos é para garantir sua integridade e segurança. Quando se usa uma mangueira vencida, alguns problemas podem surgir, como o acúmulo de sujeira ou ressecamento, o que pode resultar em vazamento de gás. Mas, caso antes deste prazo, você perceba que ela está com algum problema, faça a troca. 

 

Comprar gás de cozinha pelo Chama é garantia de segurança, pois trabalhamos somente com revendas autorizadas. Além disso, pelo app ou site, você é direcionado às melhores ofertas. Além do preço, o Chama também mostra a entrega de gás mais próximo da sua casa. 

 

Chama o Chama!