Coisas que você não imaginava, mas que te ajudam a economizar gás

O gás de cozinha não pode faltar nos lares brasileiros e economizar é algo essencial! O tempo de duração de um botijão muda conforme o uso, mas existem práticas - algumas que você nem imaginava - que reduzem significativamente seu consumo. Adotando-as no dia a dia é possível fazer uma boa economia e seguir o orçamento mensal sem maiores imprevistos.

 

É importante destacar que é fundamental escolher uma boa revendedora de gás para garantir segurança para você e sua família. Além disso, o gás de cozinha precisa ter qualidade para não afetar a vida útil do seu fogão e não manchar suas panelas. E o Chama pode te ajudar nisso, já que o app conta com as melhores marcas em um só lugar. O Chama é o melhor caminho entre um botijão de gás vazio e um cheio.

 

A seguir, compartilhamos dicas para você conseguir economizar gás de cozinha, sem prejudicar as refeições e os encontros em família.  

 

Atenção na cor do fogo

A cor do fogo pode dar sinais de sujeiras acumuladas nas bocas do seu fogão. Por isso, sempre que possível, verifique como está a chama, que deve sempre ser azul. Se notar que ela está alaranjada ou amarelada, deve haver algum entupimento. Para consertar isso, limpe os bocais e, no caso das cores diferentes permanecerem, procure assistência técnica. Saiba mais sobre o que a cor da chama do seu fogão pode indicar.

 

Limpeza do fogão em dia 

Mantenha a limpeza do fogão em dia, pois isso pode ajudar a diminuir o consumo do gás. O fogão pode apresentar entupimentos nas bocas ou até mesmo vazamentos que podem acabar com o seu gás muito rápido. Aprenda como desentupir o fogão à gás.

 

Organize a cozinha e os ingredientes

Por essa você não esperava, mas deixar todos os ingredientes prontos e a cozinha organizada pode te ajudar a economizar gás de cozinha. É isso mesmo! Por exemplo, se você deixar um alimento dourando enquanto faz outra coisa, além de correr o risco de ele queimar, pode ser que esteja deixando o fogo ligado por mais tempo sem necessidade. Assim, ao lavar, picar e separar os ingredientes antes de começar a cozinhar, você economiza tempo e o mais importante gás.

 

Pré-cozinhe alguns alimentos

Uma maneira de economizar gás é pré-cozinhar certos alimentos e depois reservá-los em pequenas quantidades. Com isso, você economiza tempo e gás, principalmente para aqueles alimentos que estão sempre no cardápio, como arroz, feijão e legumes. Se você costuma preparar os mesmos pratos, talvez talvez seja interessante cozinhar de uma só vez em grande quantidade e congelá-los nas porções ideais para o seu consumo e da sua família. Daí é só finalizar na hora de levar à mesa. Aqui ensinamos como planejar o menu semanal, poupar tempo, dinheiro e se alimentar bem.

 

Feijão de molho

Outra forma de reduzir o consumo de gás é deixar o feijão de molho de um dia para o outro, antes de colocá-lo para cozinhar na panela de pressão. Isso faz com que seu cozimento seja mais rápido e gaste menos gás de cozinha.

 

Pré-aqueça o forno

No tempo do pré-aquecimento, todo o forno ficará com a mesma temperatura, fazendo com que o processo de cozimento seja ampliado e aconteça da forma como deveria. Além de economizar gás, pois a receita ficará pronta mais rapidamente, isso também ajuda muito no resultado final do prato.

 

Deixe o forno fechado

Quando você abre o forno ligado acontece um choque térmico. Com isso, perde-se mais tempo durante um cozimento, já que o forno terá que voltar a temperatura ideal para assar o alimento. Manter o forno fechado permite que o gás seja usado de maneira correta, sem desperdício. 

 

Planeje o uso do forno

Quando possível, asse mais de um prato ao mesmo tempo. Isso requer uma atenção maior com o tempo necessário para cada receita, mas como um pouco de organização é possível fazer isso e super economizar gás.

 

Não deixe o vento entrar

Deixe janelas e portas fechadas enquanto cozinha. O vento reduz a potência das chamas, exigindo mais tempo para que as panelas atinjam a temperatura ideal para o cozimento e, consequentemente, aumenta o consumo de gás.

 

Corte os alimentos em tamanhos menores

Alimentos grandes demoram mais tempo para cozinhar por completo, consumindo mais gás de cozinha. Opte por cortar os alimentos em tamanhos menores e eles ficarão prontos mais rapidamente.

 

Use mais a panela de pressão

A panela de pressão potencializa o cozimento dos alimentos e, assim, ajuda na economia do gás da sua cozinha. Se você tem medo dela, confere aqui dicas para usar com segurança.

 

Saiba a vida útil do seu fogão

Quanto mais velho o fogão, maior o consumo de gás de cozinha. Além do mais, é um risco ele ter os bicos entupidos. Para evitar maiores contratempos, é essencial conferir a situação do seu eletrodoméstico e, caso seja necessário, troque o quanto antes.

 

E não esqueça que no app Chama você encontra as melhores ofertas de gás de cozinha na sua região, consegue comparar seus preços e tempos de entrega e, em poucos cliques, recebe o botijão em casa com frete grátis!

 

Baixe o aplicativo ou compre pelo site. Chama o Chama!