Afinal, o gás de cozinha GLP tem cheiro?

O gás de cozinha é essencial no dia a dia, já que é a principal fonte de energia utilizada pelas famílias brasileiras para cozinhar. Nem sempre as pessoas sabem que o nome do produto que vai no botijão é gás GLP (Gás Liquefeito de Petróleo). Este gás é feito por duas substâncias: o propano e o butano.

 

É bastante comum que as pessoas reconheçam o cheiro super característico do gás de cozinha. Quem nunca sentiu o cheiro do gás quando, por algum motivo, a chama de uma das bocas do fogão apagou e o gás continuou ligado? Então, se alguém te perguntar se o gás de cozinha tem cheiro, você diria que a resposta é sim, certo?

 

Errado! Na verdade, o gás GLP não possui nenhum odor. O cheiro que sentimos é um aditivo chamado mercaptano (derivado do enxofre) que é, propositalmente, adicionado à sua composição para que fique com aquele cheiro. E o motivo de isso acontecer é pela segurança, para que as pessoas possam rapidamente identificar eventuais vazamentos. 

 

O gás de cozinha é seguro?

O GLP é seguro para uso domiciliar, porém pode se tornar perigoso em caso de incêndios. Se um vazamento não for controlado e resultar em chamas, em locais fechados, pode levar as pessoas à asfixia. Isso porque o monóxido de carbono produzido durante a queima substitui o oxigênio no sistema respiratório, causando moleza, sonolência, queda da pressão arterial etc. 

 

Sendo assim, manter em dia a manutenção do botijão de gás de cozinha e tomar todos os cuidados necessários é muito importante para não correr nenhum tipo de risco. Aqui no blog do Chama você encontra conteúdos que esclarecem todas as suas dúvidas sobre como instalar corretamente o botijão de gás de cozinha, qual o melhor local para instalar o botijão, como armazenar com segurança o botijão reserva, cuidados que você precisa ter com a mangueira, e tudo o que você precisa saber para manter botijão seguro e evitar acidentes domésticos.

 

O que fazer em caso de vazamento?

Ao perceber pelo cheiro que o gás de cozinha está vazando, a primeira coisa a se fazer é cobrir o nariz e a boca e fechar imediatamente o registro do botijão. Caso consiga, coloque um pano molhado em cima do botijão para diminuir a temperatura interna. Abra todas as janelas e portas para ventilar e saia do ambiente.

 

Não acenda qualquer tipo de chama ou faísca, como isqueiros e fósforos, por exemplo. Também não acenda as luzes, nem ligue qualquer aparelho elétrico e não utilize aparelhos celulares.

 

Se você tem o botijão dentro de casa, feche o registro, retire-o do fogão e coloque-o em um lugar bem arejado. Por fim, chame uma assistência técnica para checar a situação.

 

E você já sabe, se o assunto é gás de cozinha, o Chama é especialista. Comprar gás de cozinha faz parte da rotina de 93% das famílias brasileiras e o Chama tornou essa tarefa mais fácil, rápida e econômica. 

 

Sabemos que na hora de trocar o botijão, todo mundo leva em consideração o preço do gás e a entrega mais próxima. Ligar em várias revendas para pesquisar o preço do gás de cozinha é coisa do passado!

 

O aplicativo Chama possui um sistema inteligente que seleciona as melhores ofertas para você poder comprar gás online somente de revendas confiáveis e que atendam sua região com eficiência. Tudo isso acontece com poucos cliques! Sem frete ou taxas extras, você escolhe qual o melhor custo-benefício para sua compra e também como quer pagar.

 

Ainda não tem o aplicativo do Chama instalado no celular? Baixe agora. Mas, lembre-se que também dá para comprar online pelo computador acessando o site: www.chama.com.br

 

Se o gás acabou, me chama que eu vou.