5 passos para instalação do gás de cozinha

Informações sobre a instalação do botijão de gás de cozinha nunca são demais, concordam? Afinal, estar atento para que o processo seja feito adequadamente trará mais segurança para a sua família. 
 

O botijão não explode, como já explicamos nessas perguntas e respostas sobre o gás de cozinha. Porém, acidentes podem acontecer se houver vazamentos. Por isso, instalar corretamente o gás de cozinha é extremamente importante.
 

E não é somente a segurança que está em jogo, ao fazer a instalação correta de um botijão de gás de cozinha, você garante também um consumo adequado. Instalar o gás de cozinha em casa requer atenção, mas se feito da forma certa, é bem simples. Com esse passo a passo não há lugar para erros. Confira:
 

1 - Cheque primeiro se todas as bocas do seu fogão estão fechadas e se não há nenhuma fonte de fogo por perto, como um cigarro ou vela acesos;
 

2 - Veja se o botijão de gás de cozinha não está amassado ou danificado e se o lacre está em perfeito estado;
 

3 - Se tudo estiver ok, retire o lacre que protege a válvula do botijão;
 

4 - Na posição horizontal, encaixe o regulador na ponta da mangueira na válvula;

 

5 - Gire a borboleta com as mãos no sentido horário até apertar bem.
 

Teste do vazamento

O primeiro sinal de alerta para saber se o gás de cozinha está vazando é o cheiro. Já explicamos aqui sobre o cheiro do gás de cozinha. Mas, para realmente confirmar se há algum tipo de vazamento, tem um teste clássico, chamado de teste da espuma, para você tirar qualquer dúvida se a instalação foi feita corretamente. Aprenda a fazer:
 

1- Pegue uma esponja úmida e coloque detergente nela;
 

2- Aperte até que faça espuma;
 

3 - Com o botijão conectado na válvula aberta, encoste a esponja com espuma na região onde a válvula se encaixa no botijão;
 

4 - Observe se aparecem bolhas ou se a espuma segue sem alterações. A presença de bolhas significa que há um vazamento. 
 

E se tiver vazamento, o que fazer?

Você precisa apertar mais a borboleta e fazer o teste da espuma novamente. Se o vazamento persistir, o problema pode ser no regulador, o que indica que é necessário trocá-lo.
 

Se você se preocupa com a segurança do botijão de gás de cozinha que usa em casa, com certeza também está atento ao preço. Para otimizar o uso e sofrer menos com o valor do gás de cozinha no orçamento da família, o time de especialistas do app do Chama juntou as dicas mais eficientes que vão gerar grande economia.
 

Agora, além do uso, economizar na hora de comprar o gás de cozinha também é importante. Para isso, você tem o app do Chama como aliado! Com ele, nunca mais vai precisar ligar em várias revendas para encontrar o melhor preço do botijão do gás de cozinha. Pelo app ou site do Chama, essa tarefa ficou mais simples, rápida e efetiva. É a melhor solução para você comprar gás online.
 

Em poucos cliques, o Chama seleciona as melhores ofertas para você encontrar o preço do gás de cozinha que caiba no seu bolso e ainda levar um serviço de qualidade na compra do gás online. O site ou app do Chama mostra para você somente as melhores ofertas e o gás mais próximo da sua casa. Assim, você economiza tempo e dinheiro!
 

Se o gás acabou, me chama que eu vou.