5 locais em que não se deve colocar o botijão de gás de cozinha

Embora existam outras maneiras de o gás chegar até o fogão, na maioria absoluta das casas brasileiras, ele vem através do botijão. É fato comprovado que ele não explode, como já esclarecemos neste post sobre fatos e curiosidades sobre o botijão de gás de cozinha, porém o local em que você vai deixá-lo é extremamente importante para garantir a segurança.

 

Por isso, hoje listamos 5 locais em que NÃO se deve colocar o botijão de gás de cozinha

1 - Dentro de casa

É recomendado que o botijão de gás de cozinha fique na área externa da casa, onde há espaço de ventilação adequado. Se a sua casa não possui área externa para posicionar o botijão de gás, especialmente em apartamentos, ele deve ficar próximo a janelas e locais arejados, geralmente na área de serviço, e longe do sol direto e do calor.

 

2 - Próximo de produtos inflamáveis

Mantenha produtos como querosene, álcool, removedor, inseticidas e aerossóis armazenados em locais distantes de onde se encontra o botijão de gás de cozinha. Do contrário, em caso de vazamento, eles podem entrar em contato com o gás e causar explosões.

 

3 - Em armários ou caixas

O botijão de gás jamais pode ficar em caixas, armários fechados, balcões com portas e outros móveis desse tipo, pois eles não oferecem passagem de ar e podem contribuir com acidentes em caso de vazamento. 

 

4 - Perto de ralos e grelhas de escoamento

Nunca instale o botijão de gás de cozinha próximo a ralos, grelhas de escoamento de água, caixas de esgoto e instalações elétricas. O produto deve manter uma distância mínima de um metro e meio destes ambientes. Isso evita que, em caso de vazamento, o gás se deposite nesses locais.

 

5 - Desprotegido do sol e da chuva

Também é preciso proteger o botijão das ações naturais, como vento, chuva, sol etc. Por isso é essencial que, mesmo na área externa da casa, ele fique em local coberto. Caso seja necessário, recomenda-se a construção de um abrigo específico para isso. Além de ter espaço suficiente para que a mangueira não dobre, essa estrutura deve permitir uma ventilação adequada.

 

É muito importante que o botijão de gás de cozinha seja instalado em um local adequado e sua utilização seja feita de forma sempre segura. 

 

E falando em segurança… Se você busca uma maneira segura, prática e econômica para trocar o botijão de gás de cozinha quando ele acabar, é só chamar o Chama! Pelo aplicativo Chama, ou se preferir pelo site, em poucos cliques é possível comprar gás online e receber em casa com a entrega mais rápida. O Chama seleciona as melhores ofertas e ainda te dá várias opções de pagamento, além de frete grátis e nenhuma taxa extra!

 

Chama o Chama!