10 perguntas e respostas sobre o gás de cozinha

O botijão de gás de cozinha está praticamente em qualquer residência brasileira que você vá. E seu uso não é apenas doméstico: muitos restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos do segmento alimentício também fazem uso do gás de cozinha. Desde a sua chegada no Brasil - há mais de 80 anos - o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) é o mais usado para cozinhar, por tratar-se de uma energia limpa e que apresenta maior poder calorífico quando comparado às outras opções.

 

Embora o botijão gás de cozinha seja muito popular, há muitas dúvidas - e até mitos - sobre o seu uso. O Chama, que é especialista em encontrar o melhor preço do gás de cozinha para você comprar, hoje traz 10 perguntas e respostas sobre este item essencial na vida das pessoas. Continue a leitura para aprender um pouco mais sobre o gás de cozinha.

 

Perguntas e respostas:

 

1 - O botijão de gás de cozinha pode explodir ?

NÃO. O botijão de gás de cozinha é seguro e não explode. Acidentes normalmente acontecem por vazamentos que não são devidamente controlados. O GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) é altamente inflamável e pode causar explosão quando está em uma concentração muito alta no ambiente, caso entre em contato com calor, eletricidade, fósforos, isqueiros e objetos semelhantes. Portanto, incêndios ocasionados pelo gás de cozinha não têm a ver com a explosão do botijão em si, mas com o gás que escapa do recipiente.

 

2 - O gás de cozinha é tóxico? 

NÃO. O GLP, ou gás de cozinha, não é tóxico. Por ser um hidrocarboneto (Carbono e Hidrogênio), ele apenas desloca o Oxigênio presente, e por isso pode tornar-se asfixiante. 

 

3 - A mangueira do gás de cozinha possui data de validade?

SIM. O prazo de validade da mangueira é de 5 anos. Após esse período, é possível que o material esteja danificado ou desgastado, o que pode ocasionar problemas como vazamentos. O mesmo vale para a válvula do botijão de gás. Neste post, explicamos tudo o que você precisa saber sobre todos os cuidados com a mangueira do botijão de gás de cozinha.

 

4 - Pode usar fita veda rosca na válvula?

NÃO. As fitas vedantes de qualquer natureza não possuem nenhum efeito para impedir o escape do gás de cozinha. Além disso, podem prejudicar o encaixe do equipamento e causar problemas. A válvula foi elaborada para não permitir vazamentos, basta utilizá-la da maneira correta para estar seguro.

 

5 - Posso instalar o botijão de gás de cozinha ao lado do fogão?

NÃO. De modo geral, é recomendado que o botijão de gás de cozinha fique posicionado na área externa da casa, onde há espaço de ventilação adequado, protegido do sol, da chuva e do vento. Se a sua casa não possui área externa para posicionar o botijão de gás, especialmente em apartamentos, ele deve ficar próximo a janelas e locais arejados, geralmente na área de serviço, e longe do sol direto e do calor.

 

6 - Posso deitar o botijão de gás de cozinha para ele render mais?

NÃO. Jamais faça isso!  Quando o vasilhame é deitado, o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) pode vazar pela mangueira e danificar o regulador de pressão.

 

7 - Posso rolar o botijão de gás de cozinha?

NÃO. Nunca role o botijão de gás de cozinha. Mesmo que isso represente menos força, não role o botijão no chão, principalmente se ele estiver cheio. O transporte correto deve ser feito com o produto na posição vertical.

 

8 - Como saber se tem vazamento?

Sempre que trocar o botijão de gás de cozinha vazio por um cheio, pegue a espuma de detergente e coloque na junção do regulador com a válvula. Caso bolhas se formem, é sinal de que há vazamento e você precisa apertar mais a borboleta. Se o vazamento persistir, o problema pode ser no regulador, o que indica que é necessário trocá-lo.

 

9 - Quanto tempo dura um botijão de gás de cozinha?

O tempo de duração de um botijão varia de acordo com o uso, mas, você sabia que com com algumas práticas no dia a dia é possível economizar e fazer com que ele dure mais. No blog do Chama você encontra um manual definitivo de como economizar gás de cozinha.

 

10 - Deixar o registro do gás de cozinha meio fechado reduz o consumo pela metade?

NÃO. A função de um regulador para gás é reduzir a pressão e ter um melhor desempenho no consumo de gás do botijão. Ao abrir parcialmente o registro do regulador, você restringe a quantidade de gás que vai para o fogão. Isso talvez reduza a combustão no queimador, causando assim um vazamento. Isso pode comprometer sua segurança. 

 

Como encontrar o melhor preço do gás de cozinha?

Essa é fácil. Pelo Chama. Ao comprar o botijão de gás online pelo aplicativo Chama, o consumidor tem acesso às melhores ofertas, revendas de qualidade e entrega de gás mais rápida. 

 

Se você está procurando o melhor preço do gás de cozinha, precisa baixar o app do Chama e aproveitar todas as vantagens. Dá para comprar pelo celular ou pelo site e escolher a maneira como quer pagar.

 

Se o gás acabou, me chama que eu vou.