Para além do fogão: conheça outras funções do gás de cozinha

Para além do fogão: conheça outras funções do gás de cozinha

Apesar de ser comumente chamado de gás de cozinha, o gás liquefeito também tem outras utilidades além de fazer aquele rango delícia no fogão de casa. Mas, você consegue pensar quais outras funções esse gás tem? Pensando em tirar suas dúvidas sobre isso, reunimos algumas informações sobre esse composto. Confira!

O GLP ou gás liquefeito de petróleo é uma das frações mais leves do petróleo. Sua queima é muito limpa, assim, ele é utilizado dentro da nossa casa e em lugares fechados, exatamente por ser mais seguro que outros compostos.

Mas ele é gás ou líquido? O nome parece pegadinha, mas quando ele chega ao nosso fogão, é claro que já está em estado gasoso. É antes de ser colocado nos botijões, durante o processo de produção, que o composto se encontra em forma líquida.

Quanto às outras funções do GLP, são inúmeras, desde residências, até ambientes comerciais e industriais. Listamos algumas abaixo:

  • Uso residencial:

Além do fogão, o gás pode aquecer a água em chuveiros, torneiras e piscinas, aquecer ambientes internos e externos, como quartos, salas, jardins e pátios, assim como pode ser utilizado em saunas, lareiras e aparelhos como ar-condicionado, cortador de grama, lavadoras e secadoras de roupas e geradores de energia.

  • Uso em ambiente comercial:

Em diferentes categorias do comércio, o gás LP pode aparecer nas mais variadas funções. Há empilhadeiras e até mesmo caminhões que funcionam a base do GLP, por exemplo. Em ambientes grandes também é possível encontrar o composto em iluminação de emergência. Muito usado em restaurantes, além do fogão, o gás pode abastecer fornos e caldeirões industriais, freezers, fritadeiras, maçaricos e por aí vai.

  • Uso industrial:

Apesar de ter uma participação muito pequena nas indústrias brasileiras, o GLP é usado em alguns processos industriais, como na geração de calor e sendo matéria-prima para produtos petroquímicos. O gás LP também aparece como agente espumante, propelente, lubrificante e desmoldante, além de ser utilizado como combustível para diversos equipamentos.

  • Uso em área rural:

Acha que acabou? Nada disso, o GLP ainda pode ser amplamente usado em ambientes rurais, na agropecuária. Estufas, viveiros, bombas d’água, irrigação, higienização de áreas de criação e até mesmo no combate a pragas e ervas daninhas é possível usar o gás LP.

Ainda que tenha várias outras funções, não tem jeito, o GLP é famoso mesmo por alimentar os fogões por aí. E você? Imaginava que o gás de cozinha tinha tantas outras funções assim? Para saber mais sobre, já sabe o que fazer, né? Isso mesmo, não complica, Chama.