O que há dentro do botijão de gás?

O que há dentro do botijão de gás?

Gás de cozinha é a especialidade do Chama, que, além de ter as melhores ofertas do mercado para você, também fala sobre curiosidades em relação ao composto que alimenta nossos fogões. Por exemplo, você sabe o que tem dentro de um botijão? Uma dica: não é gás!

Isso mesmo, conhecido como GLP ou gás liquefeito de petróleo, o gás que usamos na nossa cozinha, como o próprio nome oficial diz, na verdade, é líquido. O composto é colocado dentro do botijão nesse estado por ocupar menos espaço.

Na forma de gás, o GLP teria suas substâncias mais afastadas umas das outras, já no estado líquido, há um maior número de moléculas ocupando um espaço menor. Por isso, caso fosse gás dentro do botijão, o conteúdo seria consumido mais rapidamente, obrigando as pessoas a comprarem mais em menos tempo.

O que mantém o GLP em estado líquido antes de sair do botijão é a pressão dentro do recipiente. Todos os componentes do GLP, que é formado por uma mistura homogênea de propano, butano, propeno, buteno e pentano, são orgânicos e inodoros, por isso, ainda é adicionado etanotiol, a substância que garante aquele cheiro característico de gás, facilitando a percepção de vazamento.

Como o GLP é colocado dentro do botijão sob alta pressão para se manter líquido, é justamente a mudança dela que o transforma em gás. Assim que a válvula para liberá-lo para o fogão é acionada, a mudança acontece e, ao perder a pressão de dentro do botijão, o composto vira o gás que conhecemos.

Você já sabia disso? O que há no interior de um botijão é todo pensado para facilitar nossas vidas, com agilidade e segurança, assim como o Chama busca sempre solucionar seu dia a dia. Por isso, não complica, Chama!