Fogo alto ou baixo? Entenda a importância de saber qual usar

Fogo alto ou baixo? Entenda a importância de saber qual usar

Saudades das dicas sobre gás e fogão do Chama? Começamos 2021 com um assunto de interesse para você que adora pilotar o fogão ou até mesmo nem gosta tanto assim, mas precisa cozinhar. Já reparou o quanto regular a temperatura do seu fogo é importante não só para a sua comida, mas também para seu bolso? Pois é, a gente explica aqui o porquê de você se atentar nisso a partir de agora.

Ao utilizar o fogo alto, por exemplo, é natural que a quantidade de gás utilizada é maior. O problema mora no fato que muita gente usa a maior temperatura do fogão, tanto no forno quanto nas bocas normais, sem necessidade. Ou seja, o gás acaba mais rápido e você gasta mais por desatenção.

Mas, como saber usar as temperaturas do fogo de maneira adequada? Não há uma cartilha de regras, mas, é bom saber que várias comidas não exigem fogo alto, como algumas pessoas acham. Por exemplo, sempre que você colocar algo para ferver, após chegar no ponto de fervura, não há mais necessidade de manter o fogo alto, mesma lógica para a panela de pressão, que pode ter o fogo diminuído após pegar a pressão. Outro ponto é a pressa, já que tem quem queira compensar ela com a temperatura máxima no fogão. Esquece! Na hora do preparo, muitas comidas não combinam com o fogo alto e o resultado não vai ficar legal.

Uma dica para entender o que a comida pede da temperatura do fogo é pensar no processo de preparo. Uma carne mais grossa, por exemplo, se assada num fogo alto, vai tostar rapidamente por fora, sem cozinhar por dentro. Já alimentos que precisam ser cozidos e requerem um bom tempo na panela, têm a temperatura mantida com o fogo baixo após um início mais alto.

Ao prestar atenção nesses detalhes, até mesmo quem não curte cozinhar vai se ver num ciclo de preparo mais consciente na hora de colocar as mãos no fogão. Principalmente tendo em vista que um uso do fogo mais correto pode também abater no seu bolso no fim do mês ao evitar o fogo alto desnecessário. E, caso bata a dúvida do que usar para uma prato ou outro, nunca é demais olhar na internet e ver se você encontra a receita com esse tipo de indicação. Fica a dica.

Viu só? Uma mudança de prática na cozinha pode dar resultados no sabor do seu rango e na economia do mês. Tudo de bom, hein? O Chama sempre busca solucionar problemas da sua rotina. Por isso, não complica, Chama!