Descubra o que fazer quando detectar vazamento de gás

Descubra o que fazer quando detectar vazamento de gás

Quando o assunto é gás, é necessário sempre ficar atento, já que qualquer material inflamável requer cuidados redobrados para evitar acidentes. E, aqui, além de ter as melhores ofertas de gás para você, o Chama também se preocupa em mostrar a maneira mais correta de lidar com o botijão em qualquer situação. Por isso, hoje o assunto é sério: vazamento de gás.

Em primeiro lugar, é sempre importante conferir se as bocas do fogão estão abertas ou fechadas depois de cozinhar - e se tiver criança em casa, a atenção deve ser ainda maior. Mas, nem sempre é pela boca que o vazamento ocorre, então seu olfato precisa estar sempre afiado para sentir qualquer odor estranho.

Ao detectar esse odor de gás e conferir as bocas do fogão, se o cheiro persistir, vá direto à válvula do botijão e feche-a, caso estiver aberta. Em seguida, o importante é ventilar a casa, para que o gás se dissipe, então, abra as janelas imediatamente. Enquanto o ar vai arejando, saia de perto da cozinha por alguns instantes, o ideal é voltar apenas quando não houver mais indício do odor, para, só a partir daí, procurar a fonte do vazamento.

Após esse tempo fora da cozinha, com segurança, é hora de fazer o já conhecido teste da espuma. Porém, como você não sabe onde pode estar vazando, é preciso passar a esponja com espuma de sabão por toda a mangueira que vai do botijão até o fogão. Depois disso, abra novamente a válvula e observe se bolhinhas se formam na mangueira ou na própria válvula. 

Ao encontrá-las, você já sabe que precisa trocar a peça com defeito antes de voltar a usar o fogão. Porém, algumas vezes, mesmo com o teste da espuma, não é possível achar a fonte do vazamento. Se este for seu caso, o ideal é entrar em contato com a distribuidora do seu gás e pedir uma visita técnica para solucionar o problema.

O principal, claro, é não se arriscar e agir com cautela caso ocorra um vazamento maior. Com essas dicas de como proceder, você já sabe o que fazer, mas se não se sentir seguro, o melhor é ligar para um distribuidor. Pensando em ajudar você com os pequenos e grandes problemas do dia a dia, o Chama sempre busca te dar uma mãozinha. Não complica, Chama!