Tá em obra? Entenda mais sobre sua instalação elétrica

Tá em obra? Entenda mais sobre sua instalação elétrica

Se você está se mudando, reformando ou construindo, deve saber que a instalação elétrica pode ser um motivo de muita dor de cabeça, não é mesmo? Ainda mais um assunto que parece ser bastante complexo. É por isso que o Chama é conhecido por descomplicar sua vida. Hoje, vamos dar dicas para você ficar mais por dentro dessa parte da obra e conseguir dar pitacos com o eletricista.

Lembrando, claro, que a parte prática deve ser deixada para o profissional da área. As dicas do Chama são para você entender mais do processo e significado de algumas coisas necessárias para ter uma instalação elétrica segura e funcional.

  • Para começo de conversa, a instalação elétrica nada mais é do que o conjunto de fios e cabos que conectam a energia geradora aos pontos em que tomadas e interruptores serão instalados.
  • A parte principal dessa instalação é a que controla a energia do seu imóvel, a caixa de energia. Ela deve ser pensada em conjunto com o eletricista para que os moradores entendam suas funções. Uma ótima dica para facilitar esse entendimento é o uso de uma espécie de legenda, que sinaliza o que cada interruptor da caixa de energia faz.
  • Outro ponto importante é a conversa franca entre proprietário e eletricista. Antes de fazer a instalação, é ideal que o eletricista saiba como é a intensidade de uso da casa, por exemplo, se os banhos são longos ou curtos, esse tipo de informação ajuda na hora da escolha dos materiais usados na instalação.
  • Falando em materiais, na hora de fazer as compras para a instalação elétrica, investir em produtos de qualidade é importante, já que defeitos e acidentes envolvendo fios elétricos e caixa de energia podem ser extremamente perigosos.

Obras podem ser ambientes estressantes, por isso, esperamos que essas informações possam ser úteis na hora que a parte elétrica chegar. Simplificar tarefas do seu dia a dia é um dos objetivos do Chama, por isso, pensamos em tudo para você não se preocupar com nada.