Sem perder o sono: Dicas pro celular não atrapalhar sua noite

Sem perder o sono: Dicas pro celular não atrapalhar sua noite

Durante a pandemia, muita gente perdeu o sono e passou a ter problemas para dormir direito. Claro, são tempos de stress e, junto com isso, o celular passou a fazer ainda mais parte da nossa rotina, para falar com amigos e família e até mesmo trabalhar. Como consequência, até quem é mais relaxado pode ter sentido uma dificuldade na hora de dormir e o culpado pode ter sido justamente o celular.

Pensando nisso, o Chama vem mais uma vez te ajudar com algumas dicas para solucionar eventuais problemas de sono relacionados ao uso excessivo do celular. Se você perceber que pode ser uma dessas pessoas, é só se atentar aos hábitos rotineiros e mudar um pouco para tentar melhorar a hora do sono.

Em primeiro lugar, é importante saber que a luz emitida pelos smartphones e telas de tablets e computadores, chamada luz azul, é prejudicial e pode causar insônia. Essa luz fala para o cérebro se manter acordado, por isso, ficar até altas horas usando o celular ou computador deve ser evitado.

Uma dica importante é tentar estabelecer um horário à noite para deixar o aparelho de lado. Se você dorme tal hora, deixe de usá-lo pelo menos uma hora antes, assim seu cérebro já vai mostrar uma resposta melhor na hora de deitar na cama e tentar dormir. E, tornar isso um hábito pode melhorar a qualidade do seu sono em poucas semanas.

Outro costume que temos ao usar bastante o celular é a postura do pescoço, sempre curvado ao olhar para ele. Esse é outro ponto prejudicial, já que pode causar dores e tensões na região e dificultar na hora de encontrar uma posição confortável para dormir. Outra parte do corpo que pode sentir esse uso excessivo são as mãos e os pulsos. Digitar excessivamente pode causar um esforço repetitivo e deixar o local dolorido.

As marcas de celulares tentam, claro, deixar o uso menos prejudicial à saúde, como, por exemplo, em alguns aparelhos é possível mudar a cor da tela, deixando a luz mais suave e tirando o efeito da luz azul que atrapalha o sono. 

Com isso, é possível também buscar artifícios para cair no sono no próprio celular, com a ajuda de alguns aplicativos que tentam passar sons tranquilos para acelerar a chegada do sono, além de outros que também analisam os hábitos noturnos e estudam os melhores horários para você. Exmplos de apps assim são: Relax Melodies, Sleep Better, Sleep Pillow, Sleepy Sounds Pack e Calm.

Entendeu como o celular pode atrapalhar seu sono? Usar com equilíbrio e de forma comedida perto da hora de dormir é uma boa pedida para quem está com insônia. E, para esses e outros problemas, o Chama sempre busca pensar em tudo para você não se preocupar com nada. Não complica, Chama!