Que panela faz comida boa? Conheça os melhores tipos de panela para a sua cozinha

Será que é mesmo a panela velha que faz comida boa? Você sabia que o tipo de panela faz toda a diferença no cozimento de um alimento? Pois é! Cada tipo tem suas particularidades e vantagens em relação ao preparo da comida e também em relação a economia de gás de cozinha. Já falamos aqui, por exemplo, o quanto a panela de pressão ajuda a economizar gás.

 

Hoje, o Chama traz algumas dicas para que você encontre a melhor panela para preparar as suas receitas. Confira!

 

Panela de inox

Ela é muito resistente e não oxida, por isso mantém sempre aquele brilho característico. A distribuição do calor na hora do cozimento dos alimentos é uniforme, por isso é um tipo de panela excelente para preparar cozidos, refogados e caldos.

 

Ela, porém, pode escurecer um pouco  com o tempo de uso e até soltar níquel, uma substância tóxica. A panela de inox também não é recomendada para fazer frituras, uma vez que ela esquenta muito rápido e isso pode interferir no resultado esperado.

 

Panela de alumínio

É um dos tipos mais antigos de panela e muito usado pelas famílias já que seu preço é mais em conta se comparado a outros tipos. A panela de alumínio serve para praticamente todos os tipos de cozimento, seja para dourar carnes, frituras, cozidos, refogados etc. Ela é muito prática e versátil, além de ser leve e fácil de lavar. 

 

No entanto, estudos já comprovaram que os alimentos cozidos na panela de alumínio absorvem metais durante o cozimento. A dica para que isso não aconteça é evitar alimentos muito ácidos e o sal, já que eles colaboram para a liberação dos resíduos tóxicos. E sempre que a comida ficar pronta, retirá-la da panela e passar para outro recipiente. 

 

Panela de teflon ou antiaderente

Também é uma panela popular e de preço acessível. O que a torna muito atraente é principalmente a facilidade no preparo dos alimentos e a utilização de pouca ou nenhuma gordura, já que conta com o antiaderente, ou seja, a comida não gruda.

 

Mas, alguns cuidados devem ser tomados para manter a panela de teflon em bom estado de conservação, como o uso de utensílios de silicone para não arranhá-la, cozinhar os alimentos em fogo baixo e na hora de lavar, utilizar sempre uma esponja bem macia.

 

Se a panela de teflon começar a descascar, o ideal é substituí-la para que não solte resíduos tóxicos nos alimentos.

 

Panela de ferro

A panela de ferro dura muito tempo e não deforma com o tempo de uso. Ela aquece os alimentos de maneira uniforme durante o preparo. Um outro benefício é que ela libera resíduos de ferro nos alimentos durante o cozimento, o que é bom para a saúde, principalmente no combate à anemia. A panela de ferro é excelente para o preparar sopas, molhos e caldos. 

 

A panela de ferro é um pouco pesada e isso dificulta o manuseio. Ela também pode enferrujar, então para mantê-la em bom estado o ideal é lavar com água morna e sabão e secá-la no fogo. Por fim, é aconselhável passar uma camada de óleo na sua superfície.

 

Panela de cerâmica

A panela de cerâmica é muito fácil de limpar e ainda é antiaderente e atóxica. Ela conserva o calor e por isso é indicada para alimentos que necessitam de cozimentos longos. Existem as panelas fabricadas em 100% cerâmica e revestimento antiaderente ou outras com apenas um revestimento em cerâmica. Na hora de escolher uma panela de cerâmica é importante observar se ela vem com certificado de atoxidade, assegurando que o produto não libera nenhum tipo de substância tóxica.

 

Panela de cobre

A panela de cobre é uma ótima condutora de calor. Ela esquenta uniformemente e esfria bem rápido. Apesar de ser pesada, dura muitos anos e é perfeita para preparar doces. Existem modelos revestidos com aço inoxidável, muito utilizados por chefs de cozinha.

 

O principal problema da panela de cobre é o preço alto. Além disso, o cobre pode desprender-se da panela e contaminar os alimentos. Assim como a panela de alumínio, é bom evitar cozinhar alimentos ácidos e usar sal, já que eles contribuem para a liberação da toxidade.

 

Panela de vidro temperado

Além de ser muito bonita, a panela de vidro temperado é prática e fácil de limpar. Ela não solta gosto e nem cheiro e o melhor: não libera nenhum material tóxico. Indicada para o preparo de refogados e arroz.

 

No entanto, sua desvantagem é a fragilidade, pois pode quebrar facilmente. Assim, necessita que se tenha o máximo de cuidado para manuseá-la. 

 

Agora que você já sabe os principais tipos de panela, quer conhecer um pouco mais sobre o Chama? 

 

Sabia que nosso aplicativo de gás de cozinha tem como missão tornar o seu dia a dia mais prático para que você tenha mais tempo para fazer o que gosta e para cuidar do que realmente interessa. É isso mesmo!

 

O gás de cozinha é um elemento essencial no dia a dia e o Chama é o melhor caminho entre um botijão de gás vazio e um cheio para que sua experiência na cozinha seja repleta de agilidade, qualidade,  segurança e, claro, com toda a praticidade de contar com as melhores marcas em um só lugar.

 

No Chama você encontra as melhores ofertas na sua região, consegue comparar seus preços e tempos de entrega e, em poucos cliques, recebe seu botijão com frete grátis! 

 

E um segredo aqui só entre nós: o Chama manda uns cupons de desconto, viu? Então, bora dar aquele gás no jeito de pedir seu gás? 

 

Baixe agora mesmo o app ou acesse o site do Chama. Na hora de trocar seu botijão de gás, Chama o Chama!