Nada de desperdício: Aprenda a conservar os alimentos por mais tempo

Quando você vai fazer uma receita e acaba o gás de cozinha, existe o Chama para te salvar, que conta com a entrega mais rápida e com o melhor preço, certo? 

 

E quando você vai preparar algo, tem certeza de que tem todos os ingredientes em casa e quando abre o armário ou a geladeira, vê que algum item já não pode mais ser usado porque está estragado? É, no mínimo, frustrante. 

 

Sabemos que fazer as compras e conseguir consumir todos os alimentos sem desperdiçar nada não é uma tarefa fácil. Para te ajudar com essa questão, o Chama preparou uma lista com dicas para conservar os alimentos por mais tempo. Confira:

 

DICAS GERAIS

Organize a geladeira 

Na geladeira, separe as frutas das verduras e das carnes. Cada grupo de alimentos deve estar em seu lugar correspondente para evitar a contaminação e deterioração. Para facilitar use organizadores transparentes.

 

Consumo consciente

Primeiro consuma os alimentos que possui em estoque, depois os novos. No armário, deixe os alimentos mais antigos à vista e os com data de validade posterior na parte de trás. Na geladeira use a mesma lógica e coloque os alimentos que precisam ser consumidos antes na primeira prateleira.

 

Use potes de vidro

Conserve os alimentos já preparados ou prontos para uso em potes de vidro, pois potes de plástico podem manchar facilmente, além de transmitir gosto e odor aos alimentos.

 

Congele alguns itens

É possível congelar praticamente qualquer coisa: frutas, legumes e até mesmo refeições completas, como feijão e marmitinhas saudáveis. Depois, basta descongelar. 

 

DICAS PRÁTICAS

Salsinha e cebolinha: Conserve as ervas que você mais usa congelando-as com óleo ou azeite de oliva, e depois utilize essa mistura em seus pratos favoritos.

 

Verduras: Guarde as verduras em recipientes tampados ou com filme plástico. Coloque uma folha de papel toalha junto para absorver a umidade.

 

Tomates: O melhor lugar para guardá-los é em temperatura ambiente e sobre papel, longe da luz do sol e fora do saco plástico.

 

Brócolis e Aipo: Para que se mantenham frescos, envolva o brócolis e o aipo em papel alumínio antes de colocar na geladeira.

 

Cebolas: Prefira os locais secos e arejados para guardar as cebolas para que elas durem mais.

 

Maçãs e batatas: Você sabia que guardar as maçãs e as batatas juntas retarda o processo de brotação das batatas por causa do gás etileno que a fruta libera naturalmente?

 

Bananas: Separe do cacho e envolva seus cabinhos com filme plástico para retardar o amadurecimento. 

 

Morangos: Para impedir que eles amoleçam ou juntem bolor, antes de guardá-los na geladeira, deixe-os de molho numa solução de água e vinagre de maçã, depois escorra e enxágue. 

 

Ovos: Guarde na geladeira. Nunca na porta, pois a temperatura nessa parte é variável e longe de alimentos que possuem um odor forte.

 

Leite: Também não deve ser guardado na porta da geladeira, pelo mesmo motivo dos ovos. 

 

Iogurtes: Devem ser guardados na prateleira mais alta da geladeira, onde a temperatura costuma ser mais baixa.

 

Queijos: Devem ser conservados de acordo com a instrução do fabricante. Para aqueles que ficam em temperatura ambiente, embrulhe em papel e mantenha em local arejado. Para os que vão à geladeira, cubra com filme plástico.

 

Grãos e cereais: Produtos como arroz, aveia, linhaça ou granola, por exemplo, devem ser guardados em potes (preferencialmente de vidro) bem vedados. 

 

Agora que você sabe como conservar mais os alimentos, uma outra dica do Chama é planejar o menu semanal, assim você poupa tempo, dinheiro e se alimenta bem. 

 

Também é possível poupar tempo e dinheiro na hora de comprar o gás de cozinha. Em poucos cliques, pelo app ou site, você escolhe as melhores marcas, ofertas, tempo de entrega e ainda escolhe como quer pagar. 

 

Se o gás acabou, me chama que eu vou!