Mitos e verdades na hora de comprar pela internet

Mitos e verdades na hora de comprar pela internet

As compras pela internet ficaram ainda mais presentes na nossa vida por conta da pandemia, não é mesmo? Meses com lojas fechadas, evitar sair de casa, preferir fazer compras por aplicativos… Não importa a razão, muita gente teve que se render ao online. Mas, se você ainda fica com um pé atrás na hora de gastar dinheiro pela internet, o Chama te ajuda a desvendar alguns mitos e verdades a respeito desse mercado.

Claro que todo cuidado é pouco e é realmente essencial que você tenha certeza que está comprando em um site seguro, mas não adianta desconfiar de tudo, já que muitas fake news podem atrapalhar suas compras. Vamos lá.

  • Cartão clonado? Com certeza, um dos maiores medos na hora de fazer um pagamento na internet. Mas, calma, não é em todo site que você deve temer isso. Se a loja receber pagamentos por PayPal, PagSeguro, MercadoPago, Google Pay ou outra grande companhia, você pode confiar, assim como grandes empresas conhecidas, como por exemplo Renner, Nike, Casas Bahia, etc...

A atenção, no entanto, deve ser redobrada quando a compra é numa marca de menor expressão. Aí sim é bom fazer uma pesquisa antes, olhar as redes sociais da marca em busca de reclamações ou elogios, para ter algum tipo de referência.

  • Não dá para trocar? Nada disso. Assim como em lojas físicas, cada marca escolhe sua política de trocas. Para garantir que você pode trocar o que está comprando, é só conferir essa política com informações de como efetuar essa troca e em quantos dias pode fazê-la.
  • Internet é terra sem lei! Nem tanto, viu.Na internet existem golpes sim, mas, ao contrário do que se pensa, o consumidor que compra em lojas onlines têm o mesmo direito segundo o Código de Defesa do Consumidor. Ou seja, se você precisar reivindicar algo por conta do produto ou compra, a loja terá o dever com a justiça para resolver seu problema.
  • Na internet é tudo mais barato. Em muitos casos, sim, mas nem sempre. É bom sempre ficar de olho para confirmar se vale mais a pena pela internet mesmo. Diversos produtos, como por exemplo, os eletrônicos, geralmente ficam mais em conta no online. Mas, hoje em dia, até mesmo roupas e compras de mercado podem ser mais vantajosas por sites e aplicativos. O segredo é sempre fazer uma pesquisa de preços antes de comprar.
  • Vou ter mais variedade pela internet? É mais provável que você encontre mais produtos nos sites do que nas lojas físicas sim. De novo, não é regra, porém, é mais fácil lojas disponibilizarem tudo em suas páginas online, enquanto nas físicas a reposição é mais demorada e muitos produtos podem acabar e ficar em falta. 

E, aí? Dá para confiar? Certamente, há perigos e golpes pela internet, por isso é importante navegar em qualquer site com atenção, mas as vantagens de se fazer compras online são muito boas, também! O Chama é suspeito a amar o digital, já que nosso serviço é através da compra pela internet, né? Inclusive, nossos milhares de clientes são uma prova de que o online chegou para ficar e é sim confiável nas mãos de empresas sérias. Aqui é assim: complicou, Chama!