Medo da panela de pressão? O Chama te ensina a usar com segurança e economizar gás

Um dos utensílios mais importantes da cozinha é também um super aliado na hora de economizar gás. A panela de pressão acelera o cozimento de vários alimentos, mas tem muita gente que prefere a panela comum, pois tem medo de usá-la. Se você é uma dessas pessoas, seus problemas acabaram! O Chama vai te ensinar como usar corretamente e com segurança a panela de pressão e com isso agilizar o seu tempo na cozinha e economizar gás.

 

Falando em economia, o Chama é o jeito mais rápido e prático de você encontrar o melhor preço do gás de cozinha. O app do Chama te mostra somente as melhores ofertas e o gás mais próximo da sua casa. Tudo para que você possa economizar tempo e dinheiro!

 

Confira a seguir tudo o que você precisa saber para perder definitivamente o medo de usar a panela de pressão, usá-la de maneira eficiente com rapidez e segurança, aproveitando todos os seus benefícios.

 

Como funciona a panela de pressão?

A panela de pressão cozinha mais rápido porque ela mantém o vapor do cozimento internamente, circulando em temperaturas que podem ultrapassar os 100°C. Para isso acontecer, a panela é fechada com uma borracha que veda a tampa, segurando a passagem do ar quente.

 

A panela de pressão também possui duas válvulas: uma de controle, onde está localizado o pino e a de segurança. A válvula de controle é aquela que balança e produz chiado quando a panela está com pressão. Já a válvula de segurança é feita de borracha ou plástico e deve estar sempre posicionada para baixo, e saltar quando a pressão da panela está saindo.

 

Confira se está tudo no lugar

 

A primeira coisa a se fazer quando for cozinhar com a panela de pressão é conferir se tudo está no lugar:

  • Checar se a borracha da tampa não está ressecada ou fora do lugar. 
  • Verificar se a válvula de controle não está entupida
  • Verificar se a válvula de segurança está posicionada para baixo.
  •  

Se tudo estiver ok, é só seguir os passos seguintes e caprichar na receita!

 

1º passo – Encha até o nível correto

Geralmente, no interior da panela de pressão existem marcações de nível máximo. Caso a sua panela não tenha marcação, encha até ⅔ do volume total. O enchimento excessivo pode entupir a válvula de pressão e prejudicar a saída do ar.

 

2º passo – Coloque os alimentos

A panela de pressão é ideal para alimentos que são cozidos em água, como feijão, grãos, carnes, peixes e outros. Nunca coloque alimentos sem água na panela, pois o líquido ajuda a evitar acidentes e reduz a chance de queimar a comida.

 

3º passo – Tampe a panela

Tampe a panela de pressão e verifique se a borracha de vedação está bem fechada. Se não estiver bem fechada, a panela não pegará a pressão necessária.

 

4º passo – Leve ao fogo

Leve a sua panela devidamente vedada ao fogo alto até ferver.

 

5º passo – Abaixe o fogo

Quando o pino da panela começar a chiar e balançar, significa que ela está expelindo o vapor em excesso. Este é o momento de você abaixar o fogo.

 

6º passo – Tire a pressão

Após o tempo de cozimento, desligue o fogo e deixe a panela repousando até que toda a pressão saia. Se quiser acelerar este processo, retire a panela do fogão, deixe esfriar e molhe as laterais com água fria. Importante: nunca abra a panela até que você tenha certeza de que toda a pressão saiu. Neste link, listamos o tempo de cozimento dos alimentos que estão mais presentes no dia a dia.

 

7º passo – Abra a panela

Você só poderá abrir a panela em segurança depois que o pino não fizer mais nenhum chiado. Para ter certeza, toque nele, se não fizer mais nenhum barulho, pode abrir. 

 

Quanto tempo demora para pegar pressão?

Isso depende do tamanho da sua panela. As mais comuns, geralmente de 4,5 litros, no nível máximo da água, vai levar cerca de 20 minutos para pegar pressão em fogo alto.

 

Sempre que a receita permitir, cozinhe na panela de pressão. É uma das maneiras mais eficientes de economizar, além de deixar os alimentos muito saborosos. No blog do Chama você encontra um manual com diversas dicas para economizar gás de cozinha.

 

Com essas dicas e comprando seu gás pelo aplicativo Chama para garantir o melhor preço do gás de cozinha, com certeza você fará uma economia significativa. 

 

Ainda não tem o aplicativo do Chama instalado no celular? Baixe agora. Mas, lembre-se que também dá para comprar online pelo computador acessando o site: www.chama.com.br.

 

Se o gás acabou, me chama que eu vou!