Dicas para você organizar uma festa junina em casa

Festa Junina é uma das celebrações mais amadas do Brasil! É praticamente impossível achar alguém que não ame se caracterizar, dançar quadrilha, ficar em volta da fogueira, mandar correio elegante e, claro, comer as comidinhas e guloseimas típicas, que são incríveis. 

 

Hoje, trazemos algumas dicas para você organizar o arraial em casa, reunir toda a família e aproveitar essa época tão gostosa do ano. Para isso, um pouco de planejamento e organização são fundamentais. Falando em planejamento, não se esqueça de checar se tem gás de cozinha suficiente para preparar os pratos típicos hein! Mas, se por acaso, o gás acabar, é só pedir pelo app Chama, que oferece praticidade, segurança e qualidade na hora de trocar o botijão, além de reunir todas as marcas em um só lugar.

 

Antes de começar a organizar a festa em casa, liste todos os convidados, envie convites e peça a confirmação. Assim, você consegue calcular mais precisamente a quantidade de comida e bebida. 

 

Decoração

As cores chamativas são as que mais combinam com o tema. Use e abuse do vermelho, azul, amarelo, rosa, laranja etc. Forre as mesas com tecidos xadrez ou de chita. Vasinhos com flores naturais ou artificiais também são muito bem-vindos! 

 

Os balões e bandeirinhas também não podem ficar de fora na sua festa junina! Afinal, eles ajudam a caracterizar a festa. Os balões podem ser comprados prontos ou você pode produzi-los com papel. As bandeirinhas, por sua vez, são feitas geralmente de papel de seda colorido. Mas, você também pode utilizar pedaços de tecidos que tenha em casa para confeccioná-las. Lembre-se de variar nas cores!

 

As bandeirinhas e os balões podem tanto decorar o ambiente como compor enfeites detalhados na mesa de comes e bebes.

 

Outro item que remete muito ao clima junino são os chapéus de palha. E eles são tão versáteis que podem ser utilizados como enfeites e como porta docinhos e guloseimas.

 

Inspire-se em algumas decorações:

Comes e bebes

É uma das atrações mais amadas da festa junina. O que não pode faltar: bolo de milho, canjica, pamonha, paçoca, pé-de-moleque, curau, maçã do amor, arroz doce, pipoca, maria mole, milho cozido, pinhão, pão de queijo e o que mais gostar. As bebidas típicas de festa junina são quentão e vinho quente.

 

Diversão

Para entreter a criançada, tem alguns jogos típicos que são bem simples de fazer em casa:

 

Corrida de saco: os competidores entram dentro de saco e vão aos pulos até a linha de chegada. O primeiro a cruzar a linha vence.

Tiro ao alvo: coloque latas de alumínio empilhadas e, com uma bolinha (pode ser de tênis), as crianças precisam derrubar o maior número delas.

 

Pesca: você pode recortar cartolina em formato de peixinhos, fincá-los em uma caixa de areia e colar um clipe na ponta (boca do peixe). Amarre barbante em um pedaço de madeira e, na ponta, coloque um clipe aberto no formato de anzol.

 

Bingo: compre um jogo do bingo em alguma loja de brinquedos e guarde prendas para a premiação final.

 

Jogo das argolas: coloque um pouco de areia dentro de garrafas pets vazias e posicione-as pelo chão, além disso, compre algumas argolas de plástico para as crianças acertarem o alvo.

 

Fogueira 

Se sua casa não tiver uma área externa para fazer uma fogueira de verdade com segurança, opte por uma artificial, com papel celofane, cartolina, papelão e o que mais a sua imaginação mandar. 

 

Música

A festa junina já está quase pronta e a para os convidados entrarem ainda mais no clima, a música é fundamental. Separamos algumas sugestões para você incluir na sua playlist, confira: 

 

– “Capelinha de Melão” – João de Barros e Adalberto Ribeiro

– “O Balão Vai Subindo” – autor desconhecido

– “Pedro, Antônio e João” – Benedito Lacerda e Oswaldo Santiago

– “Pula a Fogueira” – João B. Filho

– “Olha Pro Céu Meu Amor” – José Fernandes e Luiz Gonzaga

– “Cai, Cai, Balão” – autor desconhecido

 

O app Chama tem como missão tornar o dia a dia mais prático para que você tenha mais tempo para fazer o que gosta, como organizar e caprichar a festa junina da família em casa.

 

No Chama você encontra as melhores ofertas na sua região, consegue comparar seus preços e tempos de entrega e, em poucos cliques, recebe o botijão em casa com frete grátis!

 

Baixe o aplicativo ou compre pelo site.