Dicas para economizar gás de cozinha no preparo das ceias de Natal e Ano Novo

Todos concordamos que dezembro é o mês mais gostoso do ano, principalmente por causa dos encontros familiares e, claro, das comidas deliciosas típicas do Natal e do Ano Novo. É uma época do ano em que forno e fogão trabalham incansavelmente, já que as famílias acabam cozinhando mais do que de costume e também fogem das receitas triviais.

 

E a gente sabe que o preço do gás de cozinha é um dos itens que mais tem pesado no orçamento doméstico nos últimos tempos. Pensando nisso, hoje trouxemos algumas dicas de como você pode economizar gás de cozinha na hora de preparar as ceias de Natal e Ano Novo. 

 

Economizar durante o uso é bom, mas economizar na hora de comprar gás de cozinha, é melhor ainda. Para isso, você pode contar com o aplicativo de gás Chama, que seleciona as melhores ofertas para você encontrar o preço do gás de cozinha mais em conta e com a entrega mais rápida para a sua região. Em poucos cliques, pelo app do celular ou site, você substitui o botijão de gás de cozinha que acabou, com agilidade e economia. Com o Chama, comprar gás online ficou simples demais!

 

Agora vamos às dicas que o Chama selecionou para você:

1 - Atenção ao peso do peru: ele impacta no tempo de preparo, portanto seja preciso quanto ao número de convidados da ceia. Isso evitará assar um peru maior do que o necessário e gastar mais gás de cozinha.

 

2 – Aqueça o forno: aquecer previamente o forno pode reduzir pela metade o tempo de cozimento. Portanto, deixe-o esquentar por uns 10 minutinhos, em 200°C.

 

3 – Asse mais de um prato ao mesmo tempo: é possível colocar mais de um assado ao forno durante o mesmo período, sem que o sabor de um interfira no do outro. 

 

4 – Use a temperatura certa: na hora de colocar o alimento para assar, verifique a temperatura recomendada na embalagem. Se for assar mais de um prato de uma só vez, verifique se eles compartilham do mesmo tempo e temperatura necessários para a cocção.

 

5 – Use panelas proporcionais à boca do fogão: o uso da panela deve ser equivalente ao tamanho da boca do fogão ou há desperdício de gás, pois parte do calor gerado acaba passando para o ar e não para a panela.

 

6 – Aproveite o vapor: enquanto cozinha outros alimentos, é possível utilizar o vapor do preparo colocando uma escorredeira metálica sobre a panela para cozinhar legumes.

 

7 – Tampa na panela: o preparo de pratos como macarrão, por exemplo, permite que o cozimento seja feito com o fogo desligado ao usar a tampa. Para isso, basta deixar a água ferver, adicionar a massa, desligar o fogo e tampar.

 

8 – Forno fechado: abrir e fechar a porta do forno muitas vezes é a receita para o desperdício de gás, portanto evite o abre fecha. Observe os alimentos usando a luz interna do forno.

 

9 – Janelas fechadas: correntes de ar diminuem a potência das chamas e, assim, aumentam o tempo necessário de cozimento. Por isso, na hora de cozinhar, feche portas e janelas.

 

10 – Use a panela de pressão: se a receita permitir, use a panela de pressão. Além de mais econômica, ela acelera o cozimento e potencializa o tempero dos alimentos.

 

11 – Corte em pedaços menores: alimentos cortados em partes pequenas cozinham mais rápido, fazendo com que o gás seja menos utilizado.

 

12 – Bocas do fogão em ordem: faça uma inspeção para averiguar se todas as bocas estão funcionando normalmente. Caso seja necessário, acione uma assistência técnica especializada e realize uma manutenção.

 

13 – Desapegue das panelas velhas: panelas com fundos tortos e gastos ajudam a desperdiçar gás e, por isso, vale a pena investir em trocá-las. Dê preferência às panelas de materiais como inox de fundo triplo, elas distribuem e mantém o calor por mais tempo. Isso acelera o tempo de cozimento.

 

14 – Atenção com as chamas: se elas surgirem amareladas ou alaranjadas, é sinal que os bocais não estão funcionando devidamente – o que implica no maior gasto de gás. O ideal é que as chamas sejam azuis.

 

15 - E se o gás de cozinha acabar no meio do preparo?

 Aí é só chamar o Chama