Dicas e truques básicos para facilitar a sua vida na cozinha

A gente ama cozinhar, mas também ama uma facilidade na cozinha e, principalmente, aqueles truquezinhos para que nada dê errado! Pensando nisso, o blog do Chama separou novas dicas que vão deixar o seu processo culinário mais prático e prazeroso, além de segredinhos para os pratos ficarem deliciosos. 

E como “dicas” nunca são demais, caso tenha perdido, já fizemos um post sobre este tema: 6 truques de cozinha que talvez você não conheça

Confira:

Cortar cebola sem chorar

Se você deixar a cebola de molho em um recipiente com água antes de cortá-la vai ajudar. Além disso, você também pode ligar um ventilador na direção da cebola e, ainda, mascar um chiclete quando estiver cortando.

Sem água no fogão

Para evitar que a água transborde da panela, coloque uma colher de pau sobre as bordas. Simples e sem bagunça.

Saber se o ovo está bom

Coloque o ovo em uma tigela com água fria. Se o ovo afundar de lado na base da tigela, ele está excelente para consumo. Se o ovo afundar de pé na base do copo, ele já passou do pico, entretanto ainda pode ser consumido com segurança. Mas se o ovo flutuar, significa que não está mais fresco.

Descascar ovos cozidos

Para a casca soltar facilmente, acrescente uma rodela de limão ou uma colher de café de bicarbonato de sódio durante o cozimento.

Bife sem sujeira no fogão

Antes de colocar a carne na frigideira, seque-a levemente com um papel toalha para remover o excesso de umidade. Dessa forma você evita que, ao entrar contato com o óleo, a água do bife faça com que o óleo espirre e suje o fogão.

Temperatura do óleo

Para saber se o óleo está no ponto para fritar, coloque o cabo de uma colher de pau dentro da panela. Quando o óleo começar a borbulhar em volta da colher, é a prova de que ele já está quente para a fritura.

Batata frita crocante

Frite a batata em fogo baixo para que ela se torne crocante; depois, quando ela parar de “soltar água”, aumente a temperatura.

Arroz soltinho      

Para não deixar o arroz “papa”, basta adicionar a água sempre quente e evitar mexer. A água fria retarda o processo de cozimento e por isso, faz o arroz ficar mais pastoso do que deveria.

Tirar o sal 

Passou do ponto do sal? Adicione batata ou uma fatia de pão. Esses ingredientes absorvem o sal extra e podem ser retirados antes de servir o prato.

Já que o assunto é facilidade na cozinha, sabia que no app do Chama você tem a opção de definir um alarme no seu celular para ser lembrado de fazer seu próximo pedido? Assim não corre o risco de ficar sem gás de cozinha no meio do preparo daquela receita especial. Basta selecionar quantos dias o botijão dura em média e, quando chegar neste dia, o alarme vai tocar como um despertador. Simples, não é?

Além disso, o Chama te ajuda a encontrar o melhor preço e a entrega mais rápida. Tudo isso em poucos cliques! Peça pelo site ou baixe nosso aplicativo.

Se o gás acabou, me chama que eu vou!