Dicas de como planejar o menu semanal, poupar tempo, dinheiro e se alimentar bem

Dicas de como planejar o menu semanal, poupar tempo, dinheiro e se alimentar bem

O dia a dia atribulado, principalmente de quem acumula multitarefas, reflete na nossa criatividade para pensar no que preparar para o almoço e/ou jantar. Com tantas tarefas, decidir o que cozinhar se transforma em um dilema e, muitas vezes, para resolver rapidamente essa questão, optamos por pedir comida pronta ou acabamos repetindo a mesma refeição todos dias.

Planejar o menu semanal é uma ótima maneira de poupar tempo, dinheiro e se alimentar bem. Hoje o Chama traz dicas de como fazer isso.

Pense nas refeições

Pense na quantidade de pessoas que vão estar nas refeições e faça uma lista de 25 pratos. leve em consideração possíveis restrições alimentares e se os pratos serão consumidos em casa ou no trabalho. .

Uma dica importante é pensar em pratos que consiga fazer em grandes quantidades para aproveitar no almoço e no jantar. Deixe seu cardápio exposto como um lembrete na cozinha ou no celular para poder consultar sempre que precisar. 

Como devem ser os pratos?

Para ficar mais fácil de decidir o seu cardápio, existe uma regrinha básica, principalmente para os almoços e jantares: reserve uma base (arroz, feijão, quinoa, grão de bico), uma proteína (carnes e frango podem ser preparados em várias receitas) e uma salada de folhas e legumes. Massas são ótimas pedidas para dias mais preguiçosos, já que exigem menos acompanhamento e podem ser feitas em grande quantidade para comer no dia seguinte.

Faça a lista de compras

Depois de definir os pratos, chegou a hora de fazer aquela lista de compras caprichada. De preferência no início da semana, com base nas receitas dos pratos que você escolheu, anote todos os ingredientes que você vai precisar e ‘partiu’ mercado. Essa é uma ótima tática para quem está precisando economizar, já que evita que você fique voltando ao mercado para comprar mais coisas todos os dias.

Prepare com antecedência

Adiante o preparo dos alimentos o máximo que você puder. Separe um dia na semana e higienize as verduras, corte e cozinhe os legumes. Cozinhe as proteínas. Separe aquilo que pode ficar na geladeira do que pode ser congelado. Deixe os alimentos separados em porções que atendam cada refeição. Você vai perceber que esta organização que, a princípio parece gastar muito tempo, será tão rápida quanto preparar uma refeição de um único dia. 

Mãos à obra

O pré-preparo é fundamental. Com tudo quase pronto na geladeira ou sem freezer, basta você ir se aposentar de acordo com uma lista que fez para cada dia da semana. Você não precisa deixar os alimentos no ponto de servir, mas sim um pouco al dente. Assim, sem dia da refeição, eles não ficarão com cara de “requentados”. E mais uma dica boa: finalizar sempre no fogão, para garantir textura e sabor. 

Como você estará preparando o menu da semana, imagina se o gás de cozinha resolve acabar durante o processo? Vai ser uma baita dor de cabeça hein! Mas, fica tranquilo, que o Chama também te ajuda nisso! Além de poder pedir gás com facilidade, entrega rápida e melhor preço, o app Chama permite que você defina um alarme para ser lembrado de fazer seu próximo pedido. Essa função é gratuita e, assim como organizar um menu semanal, só traz benefícios para o seu dia a dia, te prevenindo de ficar na mão, sem gás de cozinha e facilitando sua compra. 

Definir o alarme do Chama é muito simples: Basta abrir o app Chama, clicar na aba “Histórico” e selecionar em “Alarme” no lado superior direito da tela. Sem complicação! Em seguida, é só clicar em “Definir alarme” e escolher em quantos dias deseja ser alertado para chamar o gás. 

O Chama está sempre pronto para resolver seus problemas, pensando em tudo, para você não se preocupar com nada! O gás acabou? Me chama que eu vou!