Dicas de como fazer o EAD render mais

Dicas de como fazer o EAD render mais

Em 2020, alunos de todas as idades foram obrigados a encarar o EAD (ensino à distância), mesmo não escolhendo estudar por esse método. A pandemia surpreendeu profissionais da educação e alunos, que precisaram se adequar às aulas pela internet. E, mesmo com muitas instituições de ensino voltando ao presencial, nem todas voltarão neste começo de 2021.

Pensando nisso, o Chama resolveu reunir algumas dicas para aqueles que ainda se veem com certa dificuldade para se adaptar a esse estilo de aprendizado. Por isso, se seus filhos (ou até mesmo você) estiverem nesta situação, se liga em alguns hábitos que podem facilitar sua vida.

Não há fórmula para sucesso no EAD, já que cada pessoa tem sua própria forma de responder a diferentes estilos de ensino. Mas, buscando otimizar o tempo e o conteúdo recebido em cada aula, fica mais fácil de dar certo.

Em primeiro lugar, é importante encarar as aulas do EAD com seriedade e evitar que o computador seja um objeto de distração. Por isso, não abra nenhuma página de conversas ou redes sociais durante as aulas. O ideal é ter a aula rolando e, no máximo, deixar uma aba para pesquisas rápidas sobre o tema.

Se o EAD for com aulas ao vivo, aproveitar o espaço para tirar as dúvidas é essencial. Agir como se estivesse em sala de aula, quando há liberdade para perguntar ao professor é um passo para não deixar pendências que vão se tornar questões maiores após o fim da transmissão.

E em caso de as aulas serem disponibilizadas aos alunos após a transmissão, ou se elas, ao invés de serem ao vivo, forem gravadas, é sempre bom revisitá-las quando não tiver certeza de que absorveu o assunto 100%. Revê-las pode ajudar a fixar mais a matéria.

Outro ponto essencial para manter a disciplina estudando dentro de casa é o planejamento de uma rotina. Sem exageros, para não ficar sobrecarregado, principalmente por que ficar muito tempo na frente do computador pode ser cansativo. Com equilíbrio, é bom achar um meio termo, para aproveitar o horário mais produtivo e também ter a hora do descanso.

Com os hábitos postos e obedecidos, já é um passo para a melhoria no rendimento com o EAD. O Chama espera que 2021 seja acompanhado de um ótimo desempenho nas aulas à distância e que essas dicas sejam úteis para começar a busca por boas notas e aprendizado. Porque aqui é assim, sempre pensamos em tudo para você não se preocupar com nada!