Dicas de como conservar cinco tipos de alimentos

Dicas de como conservar cinco tipos de alimentos

Aqui no Chama você sempre encontra as melhores ofertas para seu gás de cozinha e dicas que facilitam seu dia a dia em casa. Por isso, hoje o assunto é exatamente para solucionar aqueles probleminhas que fazem com que às vezes uma comida estrague mais rápido, obrigando você a jogá-la fora.

Para melhorar a forma de conservar certos alimentos, o Chama descomplica pra você evitar o desperdício em casa. Confira as dicas:

Pães:

Para mantê-los por mais tempo é sempre bom guardá-los em sacos plásticos fechados - o contato constante com o oxigênio endurece e diminui a validade do pão. No caso dos pães industrializados, a conserva pode durar até dois meses caso você os guarde em sacos zip-lock dentro do freezer. Já os caseiros, por não terem tantos conservantes, não aguentam tanto tempo.

Laticínios:

Para esses produtos, seguir as recomendações nas embalagens é sempre essencial. Além disso, o melhor lugar para guardá-los na geladeira é nas prateleiras de cima, onde é mais gelado. No caso dos queijos, é recomendado que fiquem dentro de potes, principalmente depois de abertos. E quando for consumir, evitar deixar muito tempo fora da geladeira.

Carnes:

Sempre que comprar carne - seja bovina, suína, de peixe ou frango - é importante tirá-la da bandeja de isopor e guardá-la em um saco plástico no freezer. É importante evitar descongelar a carne e depois recolocá-la no congelador, por isso, sempre tente separar a carne em porções, para tirar apenas o que for necessário.

Frutas:

Boa parte das frutas podem ser deixadas fora da geladeira antes do consumo, contanto que seja em um ambiente fresco e ventilado - essa prática, inclusive, aumenta a velocidade do amadurecimento, mas você deve ficar sempre de olho para que ela não passe do ponto. Mas, depois de consumir parte da fruta, o pedaço que ficou deve ser guardado em um pote, saco ou envolto em plástico filme dentro da geladeira.

Caso queira congelar as frutas, o mais indicado é guardá-las no freezer sem a casca e em pedaços, dentro de sacos plásticos.

Verduras e legumes:

Existem maneiras bem específicas de como é melhor conservar cada vegetal ou legume, por isso aqui vão algumas dicas pontuais: 

  1. Antes de usar a cebola, sempre mantê-la em lugar arejado e temperatura ambiente. Após o uso, é indicado guardá-la em um pote ou envolvê-la em plástico filme dentro da geladeira. 
  2. A dica para guardar folhas é separá-las e, depois de lavadas, colocá-las em um pote junto com uma folha de papel toalha, que vai absorver a umidade presente.
  3. Legumes e hortaliças se dão melhor com a parte debaixo da geladeira, por isso é importante sempre lembrar de mantê-los nas gavetas ou última prateleira.
  4. Para qualquer legume ou verdura, a melhor forma de conservação começa na boa higienização após a compra. Em tempos de Coronavírus, sobretudo, a hora de lavar os alimentos é ainda mais importante.

E aí, já conhecia algumas dessas técnicas? Esperamos que as dicas sejam úteis para manter a cozinha em ordem e um aproveitamento maior dos seus alimentos. E não se esqueça, o Chama faz questão de trazer as melhores soluções para a sua rotina.