Desvende mitos e verdades sobre finanças

Desvende mitos e verdades sobre finanças

Quando o assunto é sobre área financeira, nem todo mundo tem afinidade e conhecimento, né verdade? O tema pode ser espinhoso, já que existem muitas variantes no mundo financeiro, mas o Chama não vai deixar isso te atrapalhar na hora de desvendar algumas verdades e mitos sobre esse universo.

O Chama te salva na hora de trocar o botijão de gás, garantindo uma compra segura e com variedade de preços, por isso, nada mais justo do que te ajudar com algumas dicas para aumentar seu conhecimento do mundo financeiro.
 

  • Cartão de crédito é um vilão: MITO. Parcelar as compras como se não houvesse amanhã é o que faz do cartão de crédito um inimigo das finanças. Mas, sabendo controlar os gastos de acordo com os seus ganhos, dá sim para aproveitar e dividir uma compra aqui e outra alí!
  • Os bancos precisam oferecer educação financeira aos clientes: VERDADE. Não é algo previsto por lei, mas eticamente, os bancos devem oferecer orientações de como conduzir e manejar suas finanças. Por isso, caso tenha dúvidas, fale com seu gerente sobre elas.
  • Comprar a casa própria te dá mais segurança: MITO. Depende muito de como vai ficar suas finanças após a compra, já que o mercado imobiliário está instável nos últimos anos. Caso você esteja com o dinheiro guardado para esse objetivo e um bom planejamento para se manter depois da compra, tudo bem. Mas, se a situação não for de estabilidade, é melhor não arriscar.
  • Pegar um empréstimo pode solucionar suas dívidas: VERDADE. Claro que todo caso é um caso. Mas, se com um só empréstimo com juros menor você conseguir quitar mais de uma dívida, ele pode ser vantajoso. O ideal é analisar os tipos de empréstimo e achar o mais em conta para seu caso.
  • Poupança é o investimento mais seguro: MITO. Em busca daquele pé de meia, muita gente acredita que deixar o dinheiro na poupança é a forma mais segura de ganhar um retorno do que tem no banco. Mas, há outras formas de guardar seu dindin recebendo ainda mais, basta conversar com seu gerente e entender qual a forma mais vantajosa para você.
  • Educação financeira é para a vida toda: VERDADE. Uma vez que você se envolve e estuda para cuidar das suas finanças, o aprendizado trará benefícios a longo prazo. Entender os benefícios de investimento e perceber que não precisa ser rico para começar a aplicar seu dinheiro é super importante, afinal de contas, com 30 reais, dá para iniciar uma caminhada que, no futuro, renda um bom retorno. 

Anotou tudo? Nada de ficar super perdido quando o assunto for finanças, hein?! O tema é importante e conhecimento na área pode ajudar e muito sua vida. Assim como o Chama, que tá sempre tentando facilitar seu dia a dia. Não complica, Chama!