Botijão seguro: dicas para evitar acidentes domésticos

O botijão de gás é um item essencial. Afinal, é ele que garante o preparo do nosso alimento de cada dia. E para evitar acidentes e garantir a segurança da família, o botijão de gás tem que, além de atender normas técnicas, estar em boas condições de uso, que vão desde o cuidado na hora da compra, passando pela devida manutenção e até o armazenamento em local seguro e adequado.

No post de hoje, vamos trazer dicas para manter o botijão de gás em boas condições de uso para evitar acidentes. 

Compre apenas produtos confiáveis

Ao comprar pelo app ou site do Chama, você não precisa se preocupar, pois nós trabalhamos somente com marcas confiáveis. Mas, lembre-se, de sempre verificar a presença do lacre e do rótulo de segurança.

Não faça emendas na mangueira 

E também não estique demais a mangueira original, que deve ter no máximo 80 cm de comprimento. Faça o cálculo do espaço antes de instalar.

Cuidado com o calor

A mangueira não deve ser posicionada atrás do fogão, pois o calor pode danificá-la e causar vazamentos.

Deixe o botijão em locais arejados

O ideal é que o botijão de gás fique fora de casa, em local arejado, coberto e protegido tanto do sol quanto da chuva.

Nada de locais fechados

Não coloque o botijão em armários, gabinetes, cantos embaixo de escadas ou dentro de quartinhos ou porões. 

Mantenha distância

O botijão de gás deve ficar, no mínimo, a 1,5 metro de distância de instalações elétricas, tomadas e interruptores.

Não deite o botijão

Jamais faça isso!  Quando o vasilhame é deitado, o GLP pode vazar pela mangueira e danificar o regulador de pressão. 

Nunca role o botijão

Mesmo que isso represente menos força, não role o botijão de gás no chão. O transporte correto deve ser feito com o produto na posição vertical.

Troca segura

Quando for trocar o botijão, desligue todos os botões dos queimadores do fogão e não realize a troca perto de fontes de calor: brasas, chamas ou faíscas elétricas.

Prazo de validade da mangueira

Respeite o prazo de validade da mangueira e quando vencer, faça a troca imediatamente. Normalmente, recomenda-se que elas sejam trocadas a cada cinco anos no máximo

Teste de vazamento

É simples e fácil. Ao conectar o regulador de pressão, basta passar bastante espuma de sabão entre a conexão do regulador de pressão e a boca do botijão. Se aparecerem bolhas, significa que existe vazamento. Ocorrendo isto, o regulador deve ser desconectado e o procedimento repetido. Caso as bolhas persistam, é preciso trocar o produto.

Com esses cuidados, seu botijão de gás estará sempre em boas condições de uso e você e sua família estarão seguros. Fique por dentro sobre outras informações importantes sobre o botijão de gás, como quais você pode ter em casa e o que tem dentro do botijão.

E não esquece, se o gás acabou, me chama que eu vou! Com o Chama, ficou muito mais fácil pedir gás de cozinha. Em poucos cliques, você escolhe as melhores marcas, ofertas e tempo de entrega e ainda como quer pagar. Você pode baixar o app no seu celular ou pedir por aqui.