Aprenda a fazer o descarte correto do seu lixo

Aprenda a fazer o descarte correto do seu lixo

Para a coleta seletiva funcionar, todo cidadão deve fazer sua parte na hora de separar o lixo em casa. Afinal de contas, a reciclagem só é possível se essa coleta acontecer corretamente. E, já que o assunto é importante, o Chama traz algumas dicas para que você faça sua parte da melhor forma possível.

Como sempre buscamos trazer soluções para o seu dia a dia, separamos alguns hábitos que irão fazer você melhorar na hora de dividir o lixo e descartá-lo da maneira mais indicada. 

Confira as dicas:

  1. Em primeiro lugar, o lixo orgânico e o lixo comum (não reciclável) devem ser separados do material reaproveitável, como plásticos e papéis.
  2. Já separados, é ideal que os lixos recicláveis passem por uma higienização, o que facilita sua reutilização.
  3. Caso a coleta de lixo na sua rua não tenha divisão entre lixo reciclável e o comum, procure pontos de descarte próximos da sua casa.
  4. Se possuir objetos cortantes para jogar fora, como um vidro ou parafusos e pregos, a melhor forma de descartar é colocando-os dentro de uma caixa, garrafa pet ou lata de alumínio, sinalizando o que há dentro para que os coletores de lixo não se machuquem.
  5. Existem certos tipos de lixos que não devem ser descartados para a coleta que passa na sua rua, como, por exemplo, o lixo eletrônico, baterias e pilhas, lâmpadas e remédios vencidos. No caso destes tipos de materiais, o ideal é procurar pontos que recebem o descarte.
  6. O óleo de cozinha é um líquido a parte, que não deve ser despejado na pia de casa. Sempre que usar óleo, é importante guardá-lo em algum pote ou vidro e, na hora de jogar fora, também procurar um lugar próximo que colete óleo de cozinha. Ele pode ser reutilizado na produção de sabão e biocombustível.

E aí, achou fácil ou trabalhoso? A medida que essa prática se torna parte da rotina, vai ficar cada vez mais natural a separação de cada lixo e o descarte correto. O importante é fazer seu papel para diminuir o impacto do lixo no meio ambiente. Pensando nisso, o Chama está sempre facilitando seu dia a dia, para deixar suas tarefas mais simples. Não complica, Chama!