10 alimentos que ajudam a combater a ansiedade

Estima-se que mais de 18 milhões de pessoas sofram de ansiedade no Brasil. Além dos sintomas psicológicos, a ansiedade pode causar sintomas físicos, como dor de cabeça, dor no peito, falta de concentração e aumento da vontade de comer, mesmo que não exista fome. Quem sofre de ansiedade, dependendo do grau, necessita de acompanhamento terapêutico apropriado. 
 

Mas o que a alimentação tem a ver com a ansiedade? A forma como a pessoa se alimenta impacta não só sua saúde física, mas também tem forte influência sobre os seus sentimentos. 
 

Existem alimentos que ajudam a diminuir a ansiedade. No geral, são os que contêm nutrientes ricos em vitaminas e aminoácidos, que contribuem para melhorar o humor, tranquilizar e dar mais disposição. 
 

O Chama preparou uma lista com 10 alimentos que ajudam na ansiedade. Confira:

Castanha do Pará: possui alta quantidade de selênio na composição, um mineral que está associado ao bom humor. Baixos níveis de selênio no organismo podem estar relacionados ao cansaço, tristeza e ansiedade.
 

Banana: rica em potássio, vitamina B6 e alto teor de triptofano, nutrientes que colaboram para a sensação de bem-estar. A vitamina B6 e o triptofano estão diretamente ligados com a produção de serotonina — também chamada de hormônio da felicidade.
 

Semente de abóbora: assim como a banana, tem potássio em sua composição. Mas, é o zinco que a faz ganhar destaque como aliada na diminuição dos sintomas de ansiedade, pois contribui para a melhora da qualidade do sono.
 

Chocolate amargo: rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina, assim como a semente de abóbora. 
 

Cúrcuma: famosa pelo seu alto poder anti-inflamatório, contribui para reduzir processos inflamatórios e o estresse oxidativo, alterações bastante observadas em pessoas ansiosas.  
 

Frutas cítricas: a vitamina C, presente nas frutas cítricas, é um poderoso antioxidante que ajuda a diminuir a secreção de cortisol, hormônio relacionado ao estresse e à ansiedade. Laranja, limão e kiwi são alguns exemplos de frutas que contribuem para aumentar a sensação de bem-estar.
 

Peixes, carnes magras, leite e ovos: as carnes e os peixes magros possuem um aminoácido chamado taurina, que aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor (GABA), utilizado pelo organismo para controlar a ansiedade. Já os leites e seus derivados fazem bem para as pessoas ansiosas porque são fontes de triptofano, aminoácido que participa da produção de serotonina.
 

Camomila: o chá é bastante conhecido pelos seus efeitos calmantes para quadros de ansiedade leve. A explicação está nos flavonoides que têm propriedades capazes de ajudar com os sintomas da ansiedade. 
 

Iogurte: é um alimento probiótico, ou seja, apresenta bactérias benéficas ao corpo na sua composição, que ajudam na ansiedade e no aumento da sensação de bem-estar e felicidade ao desencadear efeitos positivos na saúde do cérebro, reduzindo a inflamação crônica.
 

Chá-verde: possui um aminoácido, chamado L-teanina, na composição, que recentemente ficou conhecido pelos seus potenciais efeitos anti-ansiedade e calmantes, ajudando no aumento da produção de serotonina e dopamina no corpo, atuantes no bem-estar. 
 

Sabemos que o dia a dia cheio de tarefas e compromissos acaba deixando as pessoas um tanto ansiosas e muitas vezes elas deixam de lado as coisas que realmente importam, como estar com a família, relaxar, passear. O Chama valoriza muito esses momentos importantes e é por isso que criou um aplicativo para deixar mais prático o dia a dia das pessoas para que elas possam aproveitar os bons momentos da vida.
 

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