Para que serve a válvula do botijão de gás de cozinha?

O Chama é especialista em gás de cozinha além de oferecer facilidade, praticidade e economia na hora de comprar gás online, traz informações importantes sobre o tema para que você tenha segurança e, após a instalação do botijão em sua casa, possa conferir se está tudo certinho.

 

Se você chegou até aqui significa que é uma pessoa preocupada com os itens que adquire para a sua casa. O preço do gás de cozinha, certamente, também deve ser uma preocupação e por isso comprar gás pelo app do Chama é uma boa opção para conseguir o preço do gás mais acessível. 

 

E daí você se pergunta: “mas, além do preço, também quero o gás mais próximo de mim, como eu faço ?”. O Chama também resolve isso para você. No app do Chama, pelo site ou pelo celular, em poucos cliques, você tem à disposição você somente as melhores ofertas e o gás mais próximo da sua casa. Assim, economiza tempo e dinheiro!

 

Bom, mas agora vamos falar sobre a válvula do botijão de gás de cozinha. Também chamado de registro ou regulador de pressão, trata-se de um item que faz com que o gás de cozinha, o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) que já explicamos sobre ele neste post, seja seguro e econômico para você cozinhar.

 

A válvula do botijão de gás é um dos itens que faz parte da instalação. É um dispositivo que regula a passagem de gás pela mangueira e possibilita o abastecimento do fogão. 

 

Por tratar-se de um regulador, a válvula controla automaticamente a passagem do gás de cozinha, graças à mudança de pressão. Quando você abre uma das bocas do fogão, o regulador libera o gás com a pressão necessária para que você faça o uso do seu gás de cozinha, na medida certa e em segurança.

 

O funcionamento da válvula de segurança impede a passagem de gás de cozinha caso o fogo se apague acidentalmente ou quando o mesmo não acende apesar do botão ter sido acionado. Assim, o gás de cozinha não se acumula no ambiente, o que poderia causar acidentes.

 

A válvula do botijão de gás de cozinha vem com um manual de instruções fornecido pelo fabricante, onde você encontrará uma explicação detalhada sobre seu funcionamento.

 

Selo do INMETRO

Assim como o próprio botijão de gás de cozinha, a válvula é um produto regulamentado pelo INMETRO. Portanto, é imprescindível que possua o selo de certificação. Isso significa que a válvula cumpre todos os padrões para garantir a segurança do consumidor.  O INMETRO indica que você só compre válvulas que possuem o selo de certificação. Para ter certeza de que a sua válvula possui certificação do INMETRO, você deve procurar pelo código NBR 8473, para saber se está adequado.

 

Assim como a mangueira, sobre a qual falaremos em um próximo post, a válvula do botijão de gás de cozinha tem validade de 5 anos a partir da data de fabricação e devemos ficar atentos para trocar a mangueira e o regulador de gás quando necessário. Para conferir a data basta olhar na própria mangueira e no verso do regulador a validade de cada um.

 

Instalação da válvula do botijão de gás de cozinha

A válvula do botijão de gás de cozinha foi projetada para que qualquer pessoa consiga fechar ou abrir. Jamais utilize ferramentas para apertá-la. Na hora de trocar o botijão de gás de cozinha, basta fechar manualmente. 

 

Se você conferiu e seguiu todos os passos para verificar a procedência da válvula e fez a  instalação correta, é pouco provável que ocorra um vazamento de gás de cozinha. Mas, é sempre bom fazer o teste da espuma.

 

Sempre que trocar o botijão vazio por um cheio, é necessário fazer o teste de vazamento. Pegue a espuma e coloque na junção do regulador com a válvula. Caso bolhas se formem, é sinal de que há vazamento e você precisa apertar mais a borboleta. Se o vazamento persistir, o problema pode ser no regulador, o que indica que é necessário trocá-lo.

 

Agora que você já sabe tudo sobre a válvula do botijão de gás de cozinha e também as vantagens de comprar gás online pelo app do Chama, que tal algumas dicas simples para incorporar na rotina do dia a dia na cozinha e assim gerar mais economia?

 

O Chama te ajuda nisso também com o Manual definitivo para economizar gás de cozinha 

Atitudes econômicas em casa aliadas à facilidade de buscar o preço do gás mais em conta no aplicativo do Chama, com certeza vão fazer diferença!  

Lembre-se: se o gás acabou, me chama que eu vou!