Manual definitivo para economizar gás de cozinha

Não tem jeito: com o aumento do preço do gás de cozinha, a saída é encontrar maneiras de economizar e colocá-las todas em prática imediatamente. Para otimizar o uso e sofrer menos com o valor do gás de cozinha no orçamento da família, o time de especialistas do app do Chama juntou as dicas mais eficientes que vão gerar grande economia.

Mas antes, temos uma informação importante para te passar sobre a compra do gás que você usa todo dia em casa. Imagina ter que ligar em várias revendas para - além de encontrar o gás mais próximo - pesquisar o preço do gás de cozinha 2021? Hoje você não precisa mais fazer isso. 

O Chama seleciona as melhores ofertas para você encontrar o preço do gás de cozinha que caiba no seu bolso e ainda levar um serviço de qualidade na compra do gás online. O site ou app do Chama mostra para você somente as melhores ofertas e o gás mais próximo da sua casa. Assim, você economiza tempo e dinheiro!

As atitudes econômicas em casa aliadas a facilidade de buscar o melhor preço do gás de cozinha no aplicativo do Chama, com certeza vão fazer diferença!  Agora que você já sabe como economizar, vamos às dicas para fazer em casa:

O que gasta mais gás de cozinha: Fogo alto ou fogo baixo?

Afinal, o que gasta mais gás de cozinha: fogo alto ou baixo? Com o aumento do gás de cozinha 2021, esta dúvida é muito comum. O tamanho da chama influencia no gasto? O que representa mais consumo, cozinhar mais lentamente com o fogo baixo ou mais rápido no alto? 

Bom, primeira resposta: Manter as chamas altas por mais tempo significa um maior consumo. Assim, para economizar, recomenda-se deixar o fogo alto somente até o ponto de fervura da água. Depois disso, manter as chamas altas não apressa o cozimento dos alimentos, ou seja, não faz diferença, apenas gasta mais.

A limpeza do fogão influencia no consumo do gás de cozinha?

Mantenha as bocas do fogão sempre limpas para que elas funcionem corretamente ao ligar o fogo. Para isso, limpe-as sempre após o uso para evitar o acúmulo de sujeira e de gordura. Com frequência, desmonte as bocas e lave-as com uma esponja, água e sabão.

Com esse cuidado, evita-se o entupimento do bico por onde o gás de cozinha sai. Tal entupimento pode provocar o vazamento, o que é um risco para a segurança e também um desperdício. O Chama te ensina a desentupir o fogão a gás.

Fique de olho em possíveis vazamentos de gás de cozinha

Para garantir economia e evitar acidentes é preciso ficar atento aos possíveis vazamentos. Por isso, sempre que trocar o gás de cozinha, precisa verificar se a instalação do botijão está correta. É muito simples fazer isso: pegue a espuma de detergente e coloque na junção do regulador com a válvula. Caso bolhas se formem, é sinal de que há vazamento e você precisa apertar mais a borboleta. Se o vazamento persistir, o problema pode ser no regulador, o que indica que é necessário trocá-lo.

Use a boca grande somente para panelas grandes 

Só utilize a maior boca do fogão se estiver cozinhando com uma panela grande, pois ela gasta mais gás de cozinha. Também é importante usar panelas adequadas à quantidade de comida. Usar uma frigideira grande, por exemplo, para fritar apenas um ovo leva a um consumo desnecessário.

Evitar a passagem de vento ajuda a economizar gás de cozinha

Lugar do fogão é longe de janelas, portas, ventiladores para que assim as chamas não apaguem e o gás de cozinha escape. Ao cozinhar, deixe a porta que liga a cozinha a outro cômodo fechada e as janelas semi abertas. Correntes de ar podem reduzir a eficiência das chamas do fogão ao esquentar as panelas, uma vez que elas se apagarão ou não funcionarão apropriadamente. 

Cozinhe com a tampa na panela

Na hora de cozinhar, use tampas nas panelas para evitar a dispersão do calor. Ao cozinhar um macarrão, por exemplo, em vez de deixar o fogo ligado, cozinhe com a tampa da panela fechada e o fogo desligado. Adicione a água e deixe ferver, depois adicione o sal e a massa. Desligue o fogo e tampe a panela pelo tempo indicado na embalagem.

Troque as panelas velhas

Panela velha pode até fazer comida boa, porém gasta mais gás de cozinha. Fundos gastos e tortos contribuem para gastar mais. Assim, vale a pena fazer um investimento e trocar as suas panelas. Prefira os modelos com fundo duplo e de materiais como inox ou cerâmica, que retêm o calor e cozinham os alimentos em menos tempo, economizando o gás.

Panela de pressão: a melhor amiga para economizar gás de cozinha!

Sempre que a receita permitir, cozinhe na panela de pressão. É uma das maneiras mais eficientes de economizar, além de deixar os alimentos muito saborosos. O Chama te explica quais são os métodos de cocção e quando usar cada um?

Mais tempo de molho

Deixe os grãos (feijão, lentilha e outros) de molho de 8 a 12 horas antes de levar para o fogão, assim eles vão cozinhar bem mais rápido. Outra dica é cozinhar uma quantidade maior de uma só vez e separar em pequenas porções para congelar. 

Corte bem os alimentos

Os alimentos cortados em tamanhos maiores gastam mais gás para cozinhar. Portanto, cortar os alimentos, como cenoura, batata inglesa, batata doce, inhame, aipim etc, em tamanhos menores pode otimizar o tempo de cozimento. 

Cozinhe mais comida em poucas vezes

Uma ótima dica para economizar gás, é cozinhar menos vezes durante o mês. Para conseguir fazer isso, será preciso criar um planejamento das refeições que será consumidas pela família durante a semana. O Chama te ensina como planejar o menu semanal, poupar tempo, dinheiro e se alimentar bem

Cozinhe no vapor 

Aproveite o vapor do cozimento dos outros alimentos, como o arroz por exemplo, para colocar uma escorredeira metálica em cima e cozinhar legumes. Além de saudável, é super econômico.

Otimize o uso do forno para economizar gás de cozinha

Se possível, faça duas receitas no forno ao mesmo tempo. Use papel alumínio em preparações no forno e retire apenas no final, para dourar. Lembre-se de colocar a parte brilhosa voltada para o alimento, de forma que possa refletir calor.

Preaquecer só o necessário

Alguns alimentos, como assados, requerem o pré-aquecimento do forno, mas não é preciso fazer isso por um longo período. Geralmente 10 minutos antes, a 200 ºC fará com que a temperatura fique média e ideal para boa parte dos alimentos.

Mantenha o forno fechado

Ao abrir o forno quando ele está funcionando, ocorre um choque térmico, uma vez que o ar de fora, que está em temperatura ambiente, entra em contato com a temperatura quente de dentro do forno. Com isso, perde-se tempo de cozimento, uma vez que o forno terá um gasto maior para retornar a temperatura ideal para assar devidamente o alimento.

Ao utilizar o forno para fazer alimentos assados, como batatas, frango, lombo de porco, legumes etc., tente não abrir o forno durante o período de cozimento. Abrir e fechar a porta do forno muitas vezes é a receita para o desperdício de gás de cozinha. Observe os alimentos utilizando a luz interna.

Atenção aos sinais de que o gás de cozinha está acabando

Quando o botijão está no fim, as chamas ficam com as pontas avermelhadas, o que demonstra que a combustão não está sendo eficaz e que a pouca quantidade de GLP “queima” com dificuldade em reação com o oxigênio.

Conheça a vida útil do seu fogão

Você sabia que para economizar gás de cozinha também é importante ficar de olho na vida útil de seu fogão. Caso ele já esteja velho, é possível que ele gaste mais gás e, assim, atrapalhe o seu objetivo de economizar nesse quesito. Afinal, com o aumento do preço do gás de cozinha 2021, é preciso fazer de tudo para economizar

Com essas dicas e comprando seu gás pelo aplicativo Chama para garantir o melhor preço do gás de cozinha, com certeza você fará uma economia significativa.

Ainda não tem o aplicativo do Chama instalado no celular? Baixe agora. Mas, lembre-se que também dá para comprar online pelo computador acessando o site: www.chama.com.br

Se o gás acabou, me chama que eu vou!