Cuidados que você precisa ter com a mangueira do gás de cozinha

Tão importante quanto o botijão, a mangueira do gás de cozinha também requer cuidados para garantir a segurança em casa, principalmente no que se refere a vazamentos. A mangueira é a peça que leva o gás do botijão até o fogão e é feita de plástico PVC transparente com uma tarja amarela com o código NBR 8613 gravado. Além disso, a mangueira precisa ter, no máximo, 80cm de comprimento.

 

Como é sabido, se o assunto é gás de cozinha, o Chama é especialista e, além de garantir a entrega de gás mais próximo e a melhor oferta para o consumidor comprar gás online, traz tudo o que você precisa saber sobre este produto tão essencial na vida das famílias.

 

A seguir, vamos falar dos cuidados que você precisa ter com a mangueira do gás de cozinha. Confira:

 

Fique atento ao prazo de validade

Assim como a válvula do botijão de gás, a mangueira também possui prazo de validade. Normalmente é de 5 anos este prazo para garantir a integridade e a segurança da peça. Quando se usa uma mangueira vencida, alguns problemas podem surgir, como o acúmulo de sujeira ou ressecamento, o que acaba provocando vazamentos de gás. Mas, caso você perceba que ela está com algum problema, faça a troca antes desse prazo.

 

Posição 

A mangueira de gás de cozinha não pode ficar nem esticada e nem dobrada, pois isso pode danificar as juntas e causar trincos em sua extensão.

 

Cuidado com calor

Jamais deixe a mangueira atrás do fogão, pois o calor que sai das bocas pode danificá-la e, consequentemente, causar um vazamento. 

 

Jamais faça extensões ou remendos

Uma mangueira de gás de cozinha nunca pode ser maior do que 80cm. Portanto, jamais faça extensões na mangueira de gás, juntando duas ou várias delas. O ideal é que o botijão de gás de cozinha fique posicionado em uma distância razoável sem esticar demais a mangueira. Sempre faça o cálculo do espaço antes de instalar.

 

Como trocar a mangueira

Como já dissemos, passados os 5 anos de uso da mangueira, é hora de trocá-la! Para isso, você precisa primeiro verificar se o registro de gás está fechado. Depois, tire a mangueira antiga e coloque a nova no bico de entrada de gás do fogão 一 nessa hora, é sempre bom usar uma braçadeira, para que essa conexão não seja desfeita. Feito isso, você deve encaixar a outra ponta no regulador do gás. Por fim, faça o teste do vazamento.

 

Como fazer o teste de vazamento?

Simples e fácil, o teste ajuda a detectar precocemente qualquer vazamento logo na instalação ou troca do gás. Ao conectar o regulador de pressão, basta passar bastante espuma de sabão entre a conexão do regulador de pressão e a boca do botijão. Se aparecerem bolhas, significa que existe vazamento. Ocorrendo isto, o regulador deve ser desconectado e o procedimento repetido. Caso as bolhas persistam, solicite a imediata troca do produto.

 

Essencial em todas as residências, o botijão de gás de cozinha deve ser utilizado conforme as recomendações técnicas, garantindo não só uma deliciosa refeição fresquinha a qualquer hora do dia como também total segurança durante o uso. Confira outras dicas para evitar acidentes domésticos. 

 

Além da segurança do botijão de gás de cozinha, outra preocupação das famílias nos dias de hoje é o preço do gás de cozinha, que sofreu diversos reajustes nos últimos meses. Por isso, comprar gás pelo app do Chama é uma boa opção para conseguir o preço do gás mais acessível. 

 

No app do Chama, pelo site ou pelo celular, em poucos cliques, você tem à disposição as melhores ofertas e o gás mais próximo da sua casa. Assim, economiza tempo e dinheiro!

 

Se o gás acabou, me chama que eu vou!