Tire o máximo de proveito dos alimentos e zere o desperdício na sua casa

Diga não ao desperdício! Além de fazer bem para o meio ambiente, reaproveitar e tirar o máximo de proveito dos alimentos também traz economia para o bolso. Para te ajudar nesta tarefa, o Chama preparou uma lista de maneiras para você reutilizar sobras de alimentos e também sementes e cascas.

 

Falando em economia, o Chama é o aplicativo que te ajuda a comprar gás de cozinha com o melhor custo benefício. Você faz seu pedido de gás online e o Chama te mostra somente as melhores ofertas e a entrega mais próxima da sua casa. Ao mesmo tempo você economiza tempo e dinheiro!

 

Agora, é só seguir com a leitura e começar a praticar essas próximas dicas em casa: 

 

Pontas do Tomate

Sabe as pontas do tomate que você tira e joga fora? Se batidas com um pouco de água e extrato de tomate você tem um belo molho. Para isso você precisa higienizar bem o tomate antes de cortar, retirar as pontas, guardar em um saquinho e congelar. Para utilizar não é necessário descongelar, somente bater no liquidificador.

 

Sobras de Arroz

As sobras de arroz podem virar um bolinho, lasanha de arroz, arroz de forno ou risoto;

 

Feijão de ontem

Sobrou feijão? Dá para fazer um delicioso Tutu? O feijão de ontem também pode virar a sopa de feijão de amanhã ou um belo feijão tropeiro.

 

Frango

Coxas de frango e outras partes que foram servidas e sobraram podem ser desfiadas e reutilizadas em tortas, pizzas, risotos, patês etc.

 

Leite talhado

O leite talhado pode render um delicioso doce de leite.

 

Pão duro

Você pode batê-lo no liquidificador e preparar uma farinha de rosca. Torradas e bolinhos de carne feitos com pão amanhecido também ficam deliciosos.

 

Carne e Ovos

Uma farofa fresquinha pode ser preparada com sobras de carnes e ovos.

 

Sementes

As sementes das frutas e legumes também podem ser reaproveitadas. Ao triturá-las no liquidificador e misturá-las com linhaça é possível fazer uma farofa rica em fibras, vitaminas e minerais. Outra opção é torrá-las no forno e transformá-las em snacks nutritivos. Além disso, as sementes podem render mudas para sua horta caseira ou ainda podem ser trituradas para serem acrescentadas em outros preparos.

 

Cascas de frutas

As cascas de mamão, melão, melancia, abacaxi, jabuticaba, banana e laranja podem virar uma deliciosa geleia. Veja um exemplo.

 

Geleia de casca de mamão

Você vai precisar de: cascas de 2 mamões, 1 xícara de água, 1 ½ xícara de açúcar (essa quantidade pode variar de acordo com o seu gosto), 1 pau de canela e 2 cravos. Para fazer, triture a casca dos mamões no liquidificador e adicione a uma panela junto com os demais ingredientes. Cozinhe em fogo baixo, mexendo até dar o ponto de geleia. 

Essa receita pode ser adaptada para as cascas de outras frutas, bastam pequenos ajustes nas quantidades.

 

Raspadinhas e doces

Ao invés de jogar no lixo as cascas e sementes das frutas cítricas, pique ou triture e use para fazer raspadinhas, adicionar sabor extra aos bolos e sobremesas ou ainda preparar doces mais saudáveis. Uma ótima receita é: pique as cascas de limão e laranja em tiras e adicione a uma panela junto com água e açúcar, deixe o preparo ferver até a água secar e o açúcar cristalizar ao redor das cascas. As crianças adoram.

 

Cascas de legumes

As cascas, talos ou restos de legumes podem virar caldos e molhos. Mas não é só isso, alguns legumes, como batatas por exemplo, ao contrário do que costumamos ouvir, não precisam ser descascados antes de serem fritos ou assados. Basta lavar muito bem antes  do preparo.

 

Compostagem

As cascas, sementes, borra de café e chás e cascas de ovos que não puderem ser reaproveitados na cozinha, podem ser utilizados para compostagem, que é uma técnica de fabricação de adubo orgânico, ecologicamente correta e totalmente econômica.

 

Na hora das compras

Compre apenas a quantidade necessária para o consumo evitando que alimentos estraguem na geladeira ou despensa. Verifique a data de validade de cada produto para não comprar uma grande quantidade de um alimento que está com a data de vencimento muito próxima.

 

Lembre-se que o Chama também pode te ajudar a economizar na hora de trocar o botijão de gás de cozinha!

 

Se o gás acabou, me chama que eu vou!