Saiba como desentupir o fogão à gás

Nós também ensinamos diversas maneiras de como economizá-lo no dia a dia na cozinha ao preparar os alimentos da família. O Chama não é somente especialista em gás de cozinha, mas também em economia. Afinal, pelo app ou site, o Chama seleciona as melhores ofertas para você encontrar o preço do gás de cozinha que caiba no seu bolso e ainda levar um serviço de qualidade na compra do gás online. 

 

O app do Chama te mostra somente as melhores ofertas e o gás mais próximo da sua casa. Além disso, você conta com entrega de gás 24h. Tudo para que você possa economizar tempo e dinheiro!

 

Se comprar gás faz parte da rotina dos brasileiros, o fogão é outro item fundamental, um não funciona sem o outro, não é mesmo? Para ter um fogão funcionando perfeitamente por bastante tempo não basta ter o gás de cozinha instalado corretamente e tomar todas as medidas de segurança, é preciso alguns cuidados básicos e importantes: como a limpeza diária e manutenção frequente. Só assim o seu fogão continuará sendo útil e prático no seu dia a dia por muito tempo.

 

Por ser uma tarefa mais comum, geralmente as pessoas sabem como limpar o fogão após cozinhar. Mas, nem sempre elas sabem como desentupir as bocas do fogão. Somente a limpeza do dia a dia não é capaz de retirar o excesso de gordura do fogão. E, por conta disto, muitas vezes, as bocas ficam entupidas, o que pode ocasionar problemas na saída do gás de cozinha.  

 

Sendo assim, de tempos em tempos, é preciso realizar uma limpeza mais pesada, que seja capaz de desbloquear qualquer sujeira que obstrua a saída do gás de cozinha. Se você não sabe como fazer isso, nós vamos te ensinar um passo a passo. Afinal, de nada adianta ter um fogão que não acenda, não é mesmo? Além disso, a boca entupida pode te confundir e você achar que o gás de cozinha está acabando.

 

A primeira coisa que você precisa ter certeza antes de querer desentupir é:“o fogão está mesmo entupido?” E como saber disso? Simples! Observe a cor da chama. O normal é que a chama seja azul. No entanto, quando as bocas do fogão estão entupidas a chama passa a ter uma coloração laranja amarelada. Esse é o primeiro indício.

 

Depois, é preciso observar a intensidade da chama. Um fogão entupido possui chama fraca e, em alguns casos mais severos, a boca do fogão simplesmente não acende e você sente apenas um cheiro forte de gás de cozinha. Lembra que nós explicamos sobre o cheiro do gás neste post?

 

Portanto, se a chama estiver fraca e com uma coloração amarelada existem fortes possibilidades de que a boca do fogão esteja entupida e, nesse caso, você pode partir para as orientações a seguir. E, acredite se quiser, o processo para desentupir as bocas do seu fogão é muito mais simples e descomplicado do que pode parecer. 

 

Fogão entupido é igual a receita que não dá certo. E isso não é nada bom! Mas ainda bem que tem jeito e um jeito bem simples por sinal.

 

Você vai precisar de uma agulha de costura ou uma agulha específica para desentupir o fogão. Caso não tenha uma, não se preocupe, é bem barato e fácil de achar em qualquer loja de armarinho, material de construção e até redes de supermercado.

 

Trata-se de um processo simples, porém delicado e um pouquinho trabalhoso. Sendo assim, você terá que ter paciência e reservar pelo menos uma hora do seu dia para realizar essa tarefa. 

 

Confira agora o passo a passo de como desentupir o fogão:

Passo 1: 

Primeira coisa: desligue o gás de cozinha. Isso é fundamental para sua segurança. Não pule essa etapa. O Chama também te dá mais dicas para que você mantenha seu botijão de gás de cozinha seguro e evite acidentes domésticos. 

 

Passo 2: 

Com a saída de gás fechada, remova as trempes, que são as grades onde apoiamos as panelas. Importante: antes de retirar as trempes, verifique com cuidado se elas não estão quentes.

 

Passo 3: 

Em seguida, enfie a agulha nos buraquinhos das bocas do fogão. Se necessário, gire a agulha até sentir que a sujeira que estava obstruindo a boca foi removida.

 

Passo 4: 

Por via das dúvidas, faça esse procedimento com todas as bocas do fogão para evitar novos entupimentos.

 

Passo 5: 

Encaixe as trempes de volta ao lugar. Ligue a saída de gás de cozinha e faça o teste para saber se as bocas foram desentupidas. Verifique se a coloração azulada voltou e se a intensidade da chama está normalizada. Caso note que alguma das bocas ainda está entupida, realize o procedimento novamente.

 

E o forno, também é possível desentupir? 

Não só é possível, como também necessário para você assar seus bolos sem que desande tudo. Pode ser que além das bocas, o seu fogão também esteja com a saída de gás de cozinha do forno entupida. Mas, não se preocupe, porque o procedimento para desentupir o forno também é bem simples.  Na verdade, é praticamente o mesmo utilizado para desentupir as bocas do fogão.

Confira o passo a passo:

Passo 1:

No caso do forno, também a primeira coisa que você precisa fazer é desligar a saída do  gás de cozinha. Segurança em primeiro lugar, sempre!

 

Passo 2: 

Agora, remova a grade que cobre o queimador do forno.

 

Passo 3:

Observe se existem sujeiras e resíduos de alimentos cobrindo o queimador. Se sim, retire. Em seguida, pegue a agulha (a mesma que você usou para desentupir as bocas do fogão) e coloque-a dentro dos buraquinhos do queimador, girando-a para remover qualquer tipo de sujeira.

 

Passo 4: 

Coloque a grade de volta no lugar e em seguida ligue o gás de cozinha. Verifique se a chama está azulada e se a intensidade da chama está normal. Se o problema continuar, repita o procedimento de limpeza.

 

Alguns cuidados extras que nunca são demais na hora de desentupir as bocas e/ou o forno do fogão: 

  • Nunca é demais repetir: sempre que for fazer a limpeza das bocas do fogão e do forno, especialmente em partes mais internas, é fundamental desligar a saída de gás de cozinha para evitar vazamentos.
  •  
  • Não utilize produtos químicos para fazer o desentupimento das bocas do fogão e do forno. Isso porque quando você for acender o gás de cozinha novamente, as substâncias químicas presentes podem causar combustão e possíveis acidentes.
     
  • Espere o forno e o fogão esfriarem para realizar qualquer tipo de limpeza, seja o desentupimento ou mesmo a higienização diária. Além de ser mais seguro, evitando queimaduras, por exemplo, o resfriamento é importante para prevenir rachaduras, trincas e outras deformidades no aparelho.
     
  • Não utilize materiais pontiagudos e perfurantes na hora de desentupir o fogão.
     

Cuide do seu fogão

Manter a limpeza do seu fogão em dia é importante para evitar novos problemas com o entupimento das bocas. Além da limpeza do dia a dia, para remover as sujeiras mais difíceis é necessário uma faxina pesada e cuidadosa ao menos uma vez por semana. E, claro, que o Chama vai te ajudar nisso também! 

 

Para começar a faxina do fogão, o primeiro passo é remover todas as trempes (as grades onde apoiamos as panelas) e mesmo que as bocas não estejam entupidas passe a agulha de limpar - que já mencionamos anteriormente - por todos os buraquinhos.

 

Em seguida, com a ajuda de um palito de churrasco envolto em um pano macio, faça a limpeza dos locais de acesso mais difícil.

 

Para finalizar, use uma esponja macia para remover a gordura e os restos de alimentos. Pode ser aquela usada para lavar louça, mas lembre-se apenas de que só deve usar o lado amarelo que não é abrasivo.

 

Agora chegou a vez do forno. Para a limpeza do forno, o aconselhável é remover a grade e deixá-la de molho em água morna com vinagre. Assim ela solta todas as crostas de sujeira que possam estar grudadas. Enquanto aguarda o tempo do molho da grade pegue uma esponja macia com o desengordurante de sua preferência e passe por todo o interior do forno.

 

Remova a grade de proteção dos queimadores e aproveite para fazer o processo de desentupimento, passando a agulha por todos os buraquinhos para garantir que nenhum resíduo esteja obstruindo a saída de gás de cozinha. Evite usar produtos com cheiro dentro do forno.

 

Finalize com um pano seco.

 

Uma dica: verifique o tipo de material com que seu fogão é fabricado. Os modelos em inox, por exemplo, são mais suscetíveis a manchas e arranhões. Nesse caso é ainda mais importante evitar uso de materiais ásperos, pontiagudos ou abrasivos.

 

De modo geral, uma limpeza com desengordurante e esponja macia já é suficiente para deixar o seu fogão limpo e funcionando perfeitamente.

 

Dica extra: se você sabe que vai fazer uma receita daquelas, que suja bastante o fogão, há meios de se precaver na hora da bagunça. O truque com o papel alumínio cobrindo a bancada do fogão nunca falha, e é normal em algumas casas o fogão estar sempre protegido. Basta cobrir o fogão com folhas de papel alumínio, assim a sujeira não entra em contato direto com ele.

Como evitar manchas e arranhões no fogão de inox

O fogão de inox tem maior durabilidade, mas muita gente opta por outros modelos pois acha que vai ser difícil de limpar. Mais uma vez, o Chama está aqui para te ajudar. 

 

Mas antes, temos uma informação importante para te passar sobre a compra do gás que você usa todo dia em casa. Imagina ter que ligar em várias revendas para - além de encontrar o gás mais próximo - pesquisar o melhor preço? Para comprar gás de cozinha você não precisa mais fazer isso. O Chama seleciona as melhores ofertas para você encontrar o preço que caiba no seu bolso e ainda levar um serviço de qualidade na compra do gás online. O site ou app do Chama mostra para você somente as melhores ofertas e o gás mais próximo da sua casa.

 

Com alguns truques e cuidados, o seu fogão de inox vai se manter, além de limpo, lindo e brilhoso durante muito tempo. 

Os eletrodomésticos de inox são feitos de uma mistura de ferro, cromo e outros elementos que garantem resistência e mais anos de vida. Sem falar que estão na lista dos itens mais desejados por grande parte das pessoas, já que são fáceis de combinar com os demais eletrodomésticos da cozinha e normalmente têm um design moderno e elegante.

 

Preparamos um tutorial para facilitar o seu dia a dia e manter seu fogão de inox limpo e brilhante. Confira:

Passo 1:

Tire todas as peças removíveis do fogão, como grelhas, bocas, bicos e até mesmo, caso seja o caso do seu modelo, os botões. Deixe-as de molho em água quente e detergente por cerca de 15 minutos. Você também pode fazer uma mistura de água, vinagre e bicarbonato, que é muito eficiente para tirar as sujeiras mais difíceis.

 

Passo 2:

Depois disso, esfregue as peças com uma esponja macia para não riscá-las ou danificá-las. Seque-as bem, para que não fiquem com marca d’água.

 

Passo 3:

Após limpar as peças removíveis, é hora de limpar o fogão em si. Caso você esteja fazendo uma limpeza rotineira, sem muito acúmulo de gordura, você pode fazer apenas uma solução de vinagre com bicarbonato e passar com o auxílio de um pano por todo o fogão.

 

Passo 4:

Agora é o momento de retirar os resquícios de sujeiras que sobraram no fogão. Para isso, use um pano seco ou úmido apenas com água.

 

Passo 5:

Se o seu fogão estiver com muita gordura acumulada ou a solução não tenha retirado toda a sujeira, você precisará do auxílio de um desengordurante ou do detergente. Caso escolha o desengordurante, borrife um pouco do produto e passe um pano macio por cima para remover. Se preferir o detergente, use uma esponja macia para passar em toda a superfície do fogão e deixe agir por alguns minutos. Feito isso, retire o excesso com a esponja seca e finalize com um pano.

 

Dicas gerais: 

  • Faça a limpeza periodicamente, pois ao evitar o acúmulo de sujeira, fica mais fácil limpar o fogão e ajuda a prolongar a vida útil do seu eletrodoméstico.
  • Evite produtos como cloro, água sanitária, produtos com silicone, além é claro, de produtos inflamáveis.
  • Nunca use esponja de aço sobre a superfície do seu produto. Isso pode danificá-lo.
  • Evite esfregar com movimentos bruscos ou rápidos demais. Mesmo que esteja usando um pano macio, movimentos bruscos podem danificar o seu produto.
     

Como remover manchas de gordura e queimado das bocas do fogão

Com o uso constante do fogão e o preparo de frituras e demais alimentos, as bocas do fogão acabam sujando e acumulando gordura. Por isso, também é importante saber como limpar para poder remover as manchas de gordura e queimado. Vamos lá:

 

Passo 1:

A primeira coisa é certificar-se de que as bocas do fogão já estejam frias. Jamais comece a limpá-las enquanto estiverem quentes. Você pode se queimar!

 

Passo 2:

Tire as bocas do fogão e esfregue com esponja, água e detergente.

 

Passo 3:

Caso a sujeira não saia somente com a esponja, faça uma solução de 2 copos de água quente, 2 copos de vinagre branco e 1 colher de sopa de detergente neutro e coloque as bocas de molho por 15 minutos.

 

Você também pode fazer uma solução de água com sal, vinagre, limão e sabão em pó ou água com sal, vinagre e detergente. O procedimento é o mesmo, deixe de molho por 15 minutos.

 

Passo 5:

Por fim, seque-as bem com um pano umedecido e finalize com um limpador de inox para dar brilho. Pronto! É só colocá-las novamente no fogão.

 

Se depois de tudo isso, as manchas persistirem, ainda tem solução viu! Faça uma nova mistura. Desta vez use 1 copo d’água e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e mexa bem. Novamente coloque as bocas de molho por cerca de 10 minutos. Depois é só esfregar bem até as manchas saírem por completo. O bicarbonato é um grande aliado na hora de eliminar as sujeiras pesadas e persistentes. Por fim, lave com detergente e seque bem com um pano.

 

Você sabia que dá para mudar o visual do fogão fazendo o envelopamento em casa?

Já pensou em mudar a cor do seu fogão? Sabia que é possível envelopar em casa de forma rápida e sem ajuda profissional. Com isso, você garante um visual novo para o seu eletrodoméstico e também para a sua cozinha, com um toque moderno e personalizado. 

 

Existem diversos tipos e cores de adesivos específicos para envelopar fogão. Pesquise uma loja de sua preferência e escolha qual combina mais com a sua cozinha e mão na massa. Vamos à lista de materiais.

 

O que eu preciso para envelopar fogão?

Adesivo para envelopar fogão, como o Contact

Tesoura

Estilete

Esponja

Pano seco, como pano de pia

Fita métrica ou trena

 

Passo a passo:

Passo 1:

Antes de comprar o adesivo, tire as medidas do fogão. Depois corte nas medidas que vai precisar. Caso você corte um pedaço maior, é só ajeitar com o auxílio do estilete.

 

Passo 2:

Com as partes do adesivo separadas, passe uma esponja com detergente na superfície do fogão onde as mesmas serão coladas. Fazendo isso, fica mais fácil o reposicionamento do adesivo, caso seja necessário.

 

Passo 3:

Agora, retire o adesivo do papel de proteção e aplique nas partes do fogão.

 

Passo 4:

Depois passe um pano por todo o adesivo, pressionando no eletrodoméstico. Se você preferir, pode usar o secador de cabelo para que o adesivo fique mais maleável e grude mais facilmente. Com a ajuda do estilete, faça o acabamento.

 

Passo 5:

Na parte da frente do fogão, se o seu modelo permitir, remova os botões, cole o adesivo e faça furos com a ponta do estilete para poder recolocar os botões.

 

Pronto! O seu fogão está de cara nova de forma prática, rápida e barata.

 

Já conhece as vantagens do Chama?

Gás de cozinha é nossa especialidade e hoje, graças ao Chama, as pessoas contam com uma maneira prática, eficiente e confiável de comprar gás online.   

 

Ao comprar gás online pelo app e site do Chama, você tem entrega de gás 24h e acesso as melhores ofertas de preço do gás. 

 

O Chama é um marketplace de gás online que conecta clientes a revendedores de gás de cozinha. Reunimos milhares de revendedores de gás de cozinha em uma plataforma online, que pode ser o site ou o aplicativo Chama gás de celular, para que os consumidores possam comprar gás de maneira rápida e eficiente.

 

Depois de quatro anos de atuação no Brasil, revolucionando o mercado de gás de cozinha, o Chama passou por importantes transformações em busca da excelência do serviço. As mudanças aprimoram a experiência do cliente ao comprar gás online,  oferecendo as melhores ofertas no preço do gás de cozinha, atendimento de qualidade e a entrega do gás mais próximo. 

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe as pessoas que possam ter interesse. 

 

Lembre-se: se o gás acabou, me chama que eu vou!