Qual o tempo correto de cozimento dos alimentos? Dicas para acertar o ponto!

Cada alimento possui um tempo e uma medida certa para ficar no ponto. Saber o tempo do cozimento, além de te auxiliar no planejamento do dia a dia, ajuda a não perder nenhuma receita, aproveitar o prato ao máximo de seu potencial e também a economizar gás. 

 

Falando em economizar gás de cozinha, você sabia que pelo Chama comprar gás online, além de mais simples e prático, é também mais barato. Isso porque quando você acessa o aplicativo ou faz a compra pelo site, nós selecionamos as melhores ofertas e as revendas da região que entregam o gás mais próximo da sua casa. 

 

Se antes você tinha que ligar em várias revendas para descobrir o preço do gás de cozinha mais barato, agora resolve isso em poucos cliques pelo app do celular ou site do Chama. Precisando comprar gás? Chama o Chama!

 

Antes das informações sobre o tempo de cozimento dos alimentos que mais usamos no dia a dia na cozinha, temos uma última dica para que nenhuma receita desande: Conheça os métodos de cocção e saiba quando usar cada um deles. 

 

Agora, vamos às dicas para melhorar o preparo de suas refeições:

Arroz: O tempo de cozimento do arroz costuma ser de 15 a 20 minutos, seja na fervura ou no vapor.

 

Feijão: Meio quilo de feijão leva de 20 a 30 minutos na panela de pressão, a depender de como você gosta da consistência do caldo. Na panela comum, é o dobro do tempo, de 40 a 50 minutos. 

 

Macarrão: O tempo de cozimento depende do tipo de massa. Para a de sêmola, sem ovos, recomenda-se cozinhar em água fervente por 3 minutos e deixar descansando, com o fogo desligado, por mais 3 minutos antes de escorrer. Na massa grano duro, recomenda-se 6 minutos direto na água fervente.

 

Batata: Na panela comum, leva de 25 a 30 minutos depois da água ferver. No vapor, de 30 a 40 minutos. Já na panela de pressão, leva de 10 a 15 minutos. 

 

Cenoura: Na panela comum, leva de 15 a 20 minutos. No vapor, de 20 a 30 minutos e na panela de pressão, de 3 a 5 minutos.

 

Ovo: Na panela comum, de 4 minutos (gema mole) a 10 minutos (gema e clara dura). No vapor, o cozimento do ovo leva 6 minutos para ficar com a gema mole e o dobro do tempo, 12 minutos, para ficar com a gema dura. Já no forno, a 180 graus, ele leva de 20 a 30 minutos.

 

Milho: Na panela de pressão, leva 10 minutos cozinhando, mais o tempo da pressão sair sozinha depois de desligada a panela. Na panela comum, leva em torno de 1 hora.

 

Abobrinha: A abobrinha leva de 3 a 5 minutos para ser cozida na panela comum. No vapor, um pouco mais: de 4 a 6 minutos. 

 

Mandioca: Na panela de pressão, recomenda-se 20 minutos para que fique bem suculenta.

 

Brócolis: Na panela normal, após a água ferver, são 5 minutos. Se for no vapor, o tempo de cozimento do alimento é de aproximadamente 15 minutos, até ficar macio.

 

Doce de leite: Você deve colocar a lata sem o rótulo na panela de pressão e cobri-la com água. Quando a panela começar a apitar, marque 20 minutos e desligue-a. Prontinho, você tem um delicioso doce de leite para deliciar em casa!

 

A atenção ao tempo de cozimento de alimentos faz com que se aproveite os nutrientes da melhor forma!

 

Saber quando usar o fogo alto e o fogo baixo também te ajuda a preparar melhor os alimentos e economizar gás de cozinha. Mas, não esqueça que a economia começa na hora de comprar o gás de cozinha. Chama o Chama! Baixe o app ou acesse o site.

 

Se o gás acabou, me chama que eu vou.