Dicas de panelas ideais para sua cozinha

Dicas de panelas ideais para sua cozinha

O Chama adora dar dicas de cozinha para você, né? E hoje, o tema da vez é mega importante para quem gosta de detalhes na hora de cozinhar. Afinal de contas, panelas são essenciais em toda cozinha, mas elas também têm especificidades que te ajudam ou atrapalham na hora do preparo. Por isso, o Chama veio te dar alguns toques sobre alguns tipos de panelas. Bora lá?

 

Na hora de fazer receitas no fogão, além de estar com o gás em dia, claro, a panela que você escolhe também pode fazer a diferença. Por quê? Por conta do material e formato dela, que podem ser ideais para um tipo de comida, enquanto para outros, pode dificultar na hora de fazer.

 

Hoje, vamos falar um pouco sobre os materiais e suas características, assim, vai ficar mais fácil para você descobrir o que é mais necessário na sua cozinha, com o que você mais gosta e precisa cozinhar:

 

  • Panela de Inox: Apesar de esteticamente bonita, duráveis e não enferrujarem com o tempo, esse tipo de panela também tem alguns pontos negativos, como, por exemplo, não são antiaderentes e, em alguns casos, quando o alimento gruda no fundo, ela pode ficar manchada. É uma boa panela para fazer arroz, macarrão, comidas com molho, que ficam prontas mais rapidamente. Já frituras, não são indicadas para ela.

 

  • Alumínio: É um dos materiais mais comuns nas panelas do brasileiro pelo seu valor mais acessível. O uso é bom, ela aquece rapidamente, mas também não é antiaderente e o alimento gruda com facilidade, na hora de limpar, o cuidado também deve ser redobrado, porque o material pode ser danificado com o uso de alguns tipos de produtos, como solventes e saponáceos, por exemplo.

 

  • Teflon: Outra panela bem popular no Brasil é a de teflon. Antiaderente, é a queridinha de muita gente por seu preço ainda ser acessível. Apesar de segura e leve, o material no interior da panela merece cuidados extras, como a utilização de colheres de silicone na hora do preparo, para evitar ralar o teflon. Ela é ideal para preparar alimentos com pouco uso de óleo ou azeite.

 

  • Ferro: Apesar de pesada, o material faz ela ser bastante durável, basta conservá-la corretamente. Por isso, sempre que lavá-la, é preciso secar imediatamente, para evitar o enferrujamento. As panelas de ferro são ideais para cozinhar com altas temperaturas e por um tempo longo.

 

  • Barro: Assim como as de ferro, panelas de barro são preparadas para fazer pratos com temperaturas bem altas e por um tempo prolongado. Ambas tem a possibilidade de ir ao forno e são duráveis. E o cuidado com a panela de barro na hora da limpeza é com o choque térmico, é importante esperar a panela esfriar para lavá-la, caso contrário, o material pode rachar.

 

Anotou tudo? Com essas características já dá para ter uma ideia de quais panelas são as melhores opções para você, hein? E com um jogo de panelas ideal e o gás que o Chama te garante, cozinhar vai ficar ainda mais prazeroso, com certeza! Não complica, Chama.