5 passos para organizar as contas da casa

Organizar as contas da casa com o objetivo de eliminar dívidas e poupar mais dinheiro é fundamental para a saúde financeira de qualquer família. Sem organização e planejamento, alguns sonhos podem demorar muito mais tempo para se realizarem. Por isso, ter controle financeiro é a maneira mais prática de cuidar do dinheiro. 

 

Hoje o Chama traz algumas dicas para que as contas de casa não se tornem dívidas, e para que as dívidas que já existem não impactem nas contas de casa. Vamos lá:

 

1 - Saiba exatamente quanto, onde e quando você gasta seu dinheiro.

Anote em um caderno, planilha no computador ou app no celular todos os seus gastos diários, inclusive as do cartão de crédito. Só assim você saberá o quanto gasta em cada tipo de despesa.

 

2 - Saiba quando e o quanto você ganha.

Você precisa saber exatamente o valor que recebe e a data. Só assim você poderá organizar seus pagamentos para depois do dia que recebe e, portanto, evitar que sua conta fique negativa.

 

3 - Conheça suas dívidas.

Faça uma planilha com as informações das suas dívidas, especialmente as parceladas e coloque:

  • Valor total da dívida;
  • Número de parcelas totais;
  • Número de parcelas pagas;
  • Número de parcelas que faltam pagar;
  • Valor total que falta pagar e qual o valor da taxa de juros mensal. 
     

Assim, você poderá priorizar as dívidas que deverão ser pagas primeiro. As que possuem as maiores taxas de juros devem ser eliminadas antes. Depois, livre-se daquelas que mais pesam no orçamento, até que você ataque as dívidas menores e mais longas. No caso de um financiamento imobiliário, pode ser que você mantenha a dívida até terminar. Mas a mantenha sob controle, pois quando tiver uma folga no orçamento poderá julgar se vale a pena reduzir a dívida ou investir o dinheiro. Ter um pouco mais de conhecimento sobre o mundo financeiro pode te ajudar nessas decisões e o Chama te apresenta alguns mitos e verdades sobre este assunto.

 

4 - Acompanhe o orçamento mês a mês.

Avalie mensalmente o quanto e em que gastou. Analise se os valores estão compatíveis com seu orçamento, se estão exagerados ou se podem ser alterados. 

 

5 - Elimine dívidas e invista seu dinheiro.

Antes do mês começar, planeje os gastos das semanas seguintes, tomando como base o mês anterior. Analise se conseguirá reduzir algum gasto ou se terá algum a mais. Caso tenha uma folga no orçamento, já separe esse recurso e não deixe parado na conta, senão você acaba gastando.

 

Não apenas ter as contas organizadas, mas mudar alguns hábitos e atitudes no dia a dia também vão te ajudar a manter o dinheiro sob controle! O Chama já te mostrou aqui como economizar nas compras do mercado, como economizar energia e, claro, como economizar gás de cozinha.

 

Já que o assunto é economia, para finalizar esse post, ainda temos uma dica valiosa para você comprar gás de cozinha. Na hora de trocar o botijão de gás de cozinha, chama o Chama! Nossa plataforma, que pode ser acessada pelo aplicativo do celular ou pelo site, seleciona as melhores ofertas para você encontrar o preço do gás de cozinha que caiba no seu bolso e ainda levar um serviço de qualidade na compra do gás online. O site ou app do Chama mostra para você somente as melhores ofertas e a entrega de gás mais próximo da sua casa. Assim, você economiza tempo e dinheiro!

 

Finanças organizadas mais atitudes econômicas em casa aliadas a facilidade de buscar o melhor preço do gás de cozinha no aplicativo do Chama, com certeza vão fazer diferença na vida financeira da sua família!  

 

Se o gás acabou, me chama que eu vou.