12 dicas para economizar energia elétrica

A conta de luz é uma das obrigações que mais pesam no orçamento das famílias e com as novas bandeiras tarifárias tendem a ficar ainda mais caras. 

 

O blog do Chama, que já trouxe dicas de como economizar no gás de cozinha, de como conservar os alimentos por mais tempo e até de como planejar o menu semanal, poupar tempo, dinheiro e se alimentar bem, apresenta hoje doze importantes atitudes que você pode começar a praticar em casa e assim não ser tão impactado com o aumento da conta de energia elétrica.

 

Vamos às dicas para não levar aquele susto quando a conta de energia elétrica chegar na sua casa:

 

1 - Nada de banhos longos

A primeira atitude de quem realmente quer economizar energia elétrica é tomar banhos de, no máximo, cinco minutos. Ao ficar tempo demais debaixo do chuveiro, você desperdiça água e consome energia elétrica em excesso, principalmente no inverno. Em dias quentes, mude a temperatura para ‘morno’ ou ‘verão’. Se tiver aquele calorzão, se joga no banho frio! 

 

2 - Carregador na tomada só com o celular conectado

Não deixe o carregador de celular na tomada sem o aparelho conectado. Terminou de carregar, tira já da tomada!

 

3 - Aproveite a luz natural

Abra as janelas e deixe a luz natural entrar. Além de fazer um bem danado, você economiza energia, já que não acenderá as luzes durante o dia. Dê preferência por ambientes já naturalmente iluminados para realizar suas tarefas, como estudar, pesquisar no celular ou no notebook. 

 

4 - Tire tudo da tomada

Não deixe aparelhos, como tv, som e outros, ligados no "modo espera". Tire tudo da tomada em casa quando não estiver usando. Com certeza, essa atitude fará diferença no consumo. 

 

5 - Opte lâmpadas LED

As lâmpadas de LED consomem até 80% menos que as lâmpadas convencionais. Troque o máximo que puder. De início pode até ser um investimento um pouco mais alto, mas a curto prazo, já sentirá a economia da energia elétrica.

 

6 - Aperte o timer da TV

A gente sabe que aquele barulhinho da TV ajuda o sono chegar mais rápido. Mas, não esquece de apertar a função "timer" ou "sleep" para que ela desligue sozinha. Evite dormir com a TV ligada.

 

7 - Geladeira eficiente

Não use a parte de trás da geladeira ou do freezer para secar panos e roupas. Cheque o estado da borracha de vedação e não abra a porta a todo momento. 

 

8 - Passe as roupas de uma única vez

Junte a maior quantidade possível de roupas para passar e sempre utilize a temperatura indicada para cada tipo de tecido. Deixe as roupas leves para passar com o ferro desligado.

 

9 - Troque os fios desencapados

Se ver fios desencapados ou expostos troque-os imediatamente. Além da possibilidade de causar acidentes, eles contribuem para a perda de energia, ou seja, desperdício!

 

10 - Atenção ao utilizar a máquina de lavar

Evite utilizar a máquina de lavar para uma pequena quantidade de roupas, dando preferência para ligá-la apenas nos níveis máximos de uso. É importante dosar o sabão para evitar a necessidade de vários enxágues. Por fim, outra dica que pode ajudar na economia de energia é limpar com frequência o filtro da máquina.

 

11 - Mantenha o ar-condicionado bem higienizado

O ar-condicionado é um dos itens que mais colabora para altas contas de energia. Tente usar o menos possível e também verifique se os filtros do seu aparelho de ar-condicionado não estão precisando ser higienizados ou trocados. Quanto mais saturado o filtro, mas energia ele puxa.

 

12 - Evite colocar o fogão e a geladeira muito próximos

Muitas pessoas talvez não saibam, mas se o fogão e a geladeira estiverem muito próximos, um pode interferir no consumo de energia do outro. Isso acontece devido à diferença de temperaturas entre os dois aparelhos. Para resolver esse problema, basta ver a dinâmica da sua cozinha e avaliar as opções de espaços disponíveis, vendo o que pode ser mudado de lugar.

 

E na hora de comprar o gás de cozinha, você também tem feito de tudo para economizar? Mas não me diga que perde um tempão ligando para as revendedoras para perguntar o preço do gás? Isso é coisa do passado. Ao comprar gás online no Chama, pelo site ou app no celular, você conta com entrega de gás 24h e tem acesso às melhores ofertas de preço do gás. E tem mais… você ainda escolhe como quer pagar e tem disponível as marcas mais confiáveis de gás de cozinha. Graças ao app do Chama hoje as pessoas contam com uma maneira confiável de comprar gás online.

 

O Chama é um marketplace de gás online que conecta clientes a revendedores de gás de cozinha. Reunimos milhares de revendedores de gás de cozinha em uma plataforma online, que pode ser o site ou o aplicativo, para que os consumidores possam comprar gás de maneira rápida e eficiente e ter acesso às melhores ofertas de preço do gás de cozinha.

 

Se você ainda não conhece as vantagens do Chama, baixe agora nosso aplicativo ou experimente comprar gás pelo site. Se o gás acabou, me chama que eu vou!