Dia da Mulher e a missão de não ficar sobrecarregada

Dia da Mulher e a missão de não ficar sobrecarregada

Neste 8 de março, além de celebrar o Dia Internacional da Mulher, o Brasil se aproxima da marca de um ano desde a primeira quarentena implementada no país. Esses meses de muito stress atingiram a todos de alguma forma, mas, neste dia importante e representativo, vale a pena exaltar o que muitas mulheres vêm fazendo para manterem a vida e a família em ordem.

 

Apesar do merecido reconhecimento por todo o esforço e por se desdobrarem para seguirem firmes, e isso o Chama muito admira e exalta, muitas dessas mulheres vêm passando por meses de extrema sobrecarga, que ultrapassa a linha do saudável, tanto para seu corpo como para seu psicológico. 

 

Pensando nisso, o Chama buscou algumas dicas de como tentar manter a saúde mental e física em meio a tantas inseguranças e tarefas que a pandemia acumula no nosso dia-a-dia.

 

Por isso, seja você dona de casa, ou mãe solteira, que precisa sair para trabalhar, ou mesmo uma mulher que luta por independência financeira para sustentar a si mesma, aqui vão algumas formas de buscar uma rotina menos estressante, para que a carga dessa rotina não caia sempre toda em cima de você.

 

  • Se você mora com mais pessoas que podem dividir tarefas domésticas com você, divida! Isso também se aplica às donas de casa, que se dedicam exclusivamente à casa e merecem demais um tempo de folga dos trabalhos. Nada mais justo do que fazer essa divisão de forma equilibrada, para ninguém ficar sobrecarregado.
  • Trabalha fora ou por home office? Para esses dois casos diferentes, o descanso pós-expediente é mais do que essencial. Por isso, planeje um tempo para os deveres domésticos, mas priorize a hora da descompressão, com atividades que te deixem mais leve e tranquila para que uma boa noite de sono seja possível.
  • Por falar em sono, nunca dispense uma noite de qualidade para repor as energias e acordar com disposição. Noites mal dormidas afetam nosso humor, nossa produtividade e a saúde, também.
  • Encontre hobbys que te façam desopilar um pouco de tudo que causa estresse. Em tempos que evitamos aglomerações, algumas atividades estão em alta, como a meditação ou yoga dentro de casa ou mesmo o pedal pela cidade. Não importa o que seja, o importante mesmo é que sua escolha seja prazerosa e deixe seu dia menos carregado.

 

Algumas coisas podem até parecer básicas, mas com a pandemia, muita gente vem vivendo do jeito que dá e não tem conseguido encontrar formas de escape de tanta preocupação. E, como já é comum as mulheres ficarem com mais trabalhos domésticos, neste último ano tudo ficou ainda mais pesado para elas.

 

Em busca de um respiro da rotina puxada dessas mulheres, o Chama espera que as dicas sejam úteis para dar um novo gás no seu dia-a-dia! Além disso, claro, queremos deixar nossa admiração e respeito por todas as mulheres que enfrentam o peso da rotina, seja ela qual for. Parabéns pelo dia e pelas eternas lições que aprendemos de todas as mulheres!